MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

ANP lança edital da 17ª Rodada de Licitações de áreas exploratórias

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou ao mercado, nesta terça-feira, 27, o modelo do contrato e o edital da 17ª Rodada de Licitações, marcada para o dia 7 de outubro. No leilão, vão ser oferecidos 92 blocos com risco

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.07.2021, 14:34:00 Editado em 27.07.2021, 14:41:53
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou ao mercado, nesta terça-feira, 27, o modelo do contrato e o edital da 17ª Rodada de Licitações, marcada para o dia 7 de outubro. No leilão, vão ser oferecidos 92 blocos com risco exploratório, localizados em 11 setores de "elevado potencial", de acordo com o órgão regulador.

continua após publicidade

Na concorrência, serão oferecidos também blocos de nova fronteira, em regiões ainda pouco exploradas e, por isso, de retorno financeiro mais arriscado. As áreas estão em quatro bacias sedimentares marítimas: Campos, Pelotas, Potiguar e Santos.

Os blocos oferecidos nas rodadas de licitação são regidos pelo contrato de concessão, no qual as empresas vencedoras pagam um bônus na assinatura do contrato e compensações financeiras, como royalties, aos governos. Vence o leilão a empresa que oferecer o maior bônus.

continua após publicidade

Nesta concorrência, os destaques são áreas localizadas além das 200 milhas náuticas, na extensão da plataforma continental brasileira. Elas estão na região do pré-sal, mas não no polígono (no litoral do Espírito Santo até Santa Catarina) já conhecido pelo mercado. Por isso, são consideradas de nova fronteira.

No edital são detalhadas as regras do leilão, os compromissos das empresas vencedoras e da União e o cronograma a ser cumprido antes e após a assinatura dos contratos. Essas condições foram discutidas com o mercado em consulta e audiência pública.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "ANP lança edital da 17ª Rodada de Licitações de áreas exploratórias"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!