MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

ANP inicia 17ª Rodada de Licitações de áreas exploratórias de petróleo e gás

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) iniciou na manhã desta quinta-feira, 7, a 17ª Rodada de Licitações de áreas exploratórias de petróleo e gás. No leilão, vão ser oferecidos 92 blocos, em quatro bacias sedimentares: Campos

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.10.2021, 09:57:00 Editado em 07.10.2021, 10:02:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) iniciou na manhã desta quinta-feira, 7, a 17ª Rodada de Licitações de áreas exploratórias de petróleo e gás. No leilão, vão ser oferecidos 92 blocos, em quatro bacias sedimentares: Campos, Pelotas, Potiguar e Santos.

continua após publicidade

Esse será o primeiro grande leilão de concessão de petróleo durante a pandemia, já que o do ano passado foi cancelado. O último aconteceu em 2019. Por causa da covid-19, o evento ocorrerá de forma híbrida. Apenas uma parte será presencial, no Rio de Janeiro.

No leilão vão ser oferecidas os setores SC-AP1, SC-AP3 e SC-AUP2, na Bacia de Campos; SP-AR1, SP-AP1 E SP-AUP1, na Bacia de Pelotas; SPOT-AP2 e SPOT-AUP2, na Bacia Potiguar; e SS-AP4, SS-AUP4 e SS-AUP5, em Santos.

continua após publicidade

Nove empresas se inscreveram para participar da licitação: Petrobras, Chevron, Shell, Total, Ecopetrol, Murphy, Karoon, Wintershall e 3R Petroleum. Elas vão concorrer por blocos regidos sob o contrato de concessão, no qual as empresas pagam à União um bônus de assinatura pelo direito de explorarem as áreas por um tempo determinado e compensações financeiras aos governos, como royalties, em retribuição ao consumo dos recursos naturais.

No leilão, sairá vencedor quem apresentar o maior bônus de assinatura (80% de peso) e o maior programa exploratório mínimo (20%). Os bônus variam de R$ 630 mil, na Bacia de Pelotas, a R$ 122,25 milhões, na Bacia de Santos. Esses são os valores iniciais definidos no edital da licitação.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "ANP inicia 17ª Rodada de Licitações de áreas exploratórias de petróleo e gás"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!