Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

ANP autoriza entrada em operação da FPSO Almirante Tamandaré da Petrobras

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) concedeu nesta sexta-feira, 14, as autorizações que restavam pendentes para o início da produção do FPSO (navio-plataforma) Almirante Tamandaré, da Petrobras. A plataforma é a maior já instalada no País e fica no campo de Búzios, na bacia de Santos, maior campo de águas ultraprofundas do mundo.

A unidade tem capacidade para produzir 225 mil barris de óleo por dia (bpd) e 12 milhões de metros cúbicos de gás, e ficará a aproximadamente 180 km da costa do Rio de Janeiro.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A exploração do campo de Búzios é gerida pelo consórcio liderado pela Petrobras e corresponde a mais de 20% da produção total da empresa.

A unidade é afretada pela empresa SBM Offshore e integrará a produção com outras cinco unidades já instaladas no Campo de Búzios: os FPSOs P-74, P-75, P-76, P-77 e Almirante Barroso.

O FPSO Almirante Tamandaré possui tecnologia de descarbonização e um sistema de flare fechado, que, em conjunto com equipamentos de recuperação de calor, otimiza o consumo de energia e contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa.

publicidade

O processo de autorização de uma FPSO pela ANP envolve o trabalho do Núcleo de Fiscalização da Medição da Produção de Petróleo e Gás Natural (NFP) e da Superintendência de Segurança Operacional (SSO). A atuação de ambas as áreas contou com três inspeções realizadas na instalação, sendo duas delas no exterior, no estaleiro onde estava sendo construída, e mais uma na locação, em ambiente offshore, além de uma extensa análise de centenas de documentos técnicos por equipes multidisciplinares.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline