ANP atualiza especificações do GLP com objetivo de melhorar controle da qualidade - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Economia

ANP atualiza especificações do GLP com objetivo de melhorar controle da qualidade

Escrito por Da Redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publicou nesta segunda-feira, 31, no Diário Oficial da União, resolução que atualiza as especificações de GLP (gás de cozinha), em vigor há 15 anos. Por meio de nota, a ANP esclarece que o ajuste da tabela de especificações permitirá melhor acompanhamento dos componentes contidos no GLP, melhorando o controle da qualidade do produto a ser comercializado no País.

Segundo a ANP, o novo regulamento prevê a realização do teste de mancha para análise de butano comercial e de sua mistura com o propano. As novas regras têm como objetivo melhorar o controle da qualidade do GLP, identificando potenciais resíduos e adequando as especificações do produto às internacionais.

O regulamento prevê ainda a inclusão de metodologia para determinação quantitativa do odorante utilizado para dar cheio ao gás de cozinha, o que é um item importante para segurança em caso de vazamento durante o uso.

A resolução amplia também o número de municípios que precisam ser abastecidos com o "GLP Inverno" - termo utilizado pelo mercado para identificar o produto com especificação diferenciada, na etapa de distribuição, nos municípios cuja média das temperaturas mínimas se encontre abaixo de 10ºC, nos meses de maio, junho, julho e agosto.

Nas localidades com essa temperatura, a mistura de propano e butano comercializadas deve ter massa específica, com frações mais leves, para facilitar a saída do botijão. A nova resolução da ANP inclui 18 localidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

As novas regras da resolução entrarão em vigor a partir de 1º de março de 2021.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "ANP atualiza especificações do GLP com objetivo de melhorar controle da qualidade"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.