MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Anfavea reduz de 6,2% para 4,9% previsão de crescimento da produção no ano

A Anfavea, entidade que representa as montadoras, revisou nesta quinta-feira, 4, as previsões ao desempenho do setor neste ano. A expectativa para o crescimento da produção de veículos caiu de 6,2% para 4,9%. A mudança no prognóstico tem duas explicações:

Eduardo Laguna (via Agência Estado)

·
Escrito por Eduardo Laguna (via Agência Estado)
Publicado em 04.07.2024, 12:42:00 Editado em 04.07.2024, 12:47:40
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Anfavea, entidade que representa as montadoras, revisou nesta quinta-feira, 4, as previsões ao desempenho do setor neste ano. A expectativa para o crescimento da produção de veículos caiu de 6,2% para 4,9%. A mudança no prognóstico tem duas explicações: o tombo das exportações e o avanço dos carros importados no mercado nacional, o que faz com que a produção não acompanhe o crescimento do consumo de automóveis no País.

continua após publicidade

Apesar disso, a Anfavea prevê uma melhora do nível de produção no segundo semestre em razão da volta das fábricas de carros e de autopeças no Rio Grande do Sul, após as enchentes de maio, e do crescimento do mercado.

Após a surpresa no primeiro semestre com a reação da demanda, a projeção da Anfavea para o crescimento das vendas de veículos em 2024 subiu de 6,1% para 10,9%. Já em relação às exportações, a previsão passou a ser de queda de 20,8%. A indústria de veículos iniciou o ano prevendo leve crescimento de 0,7% dos embarques.

continua após publicidade

As variações consideram todos os segmentos da indústria: carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus. Se as projeções da Anfavea forem confirmadas, o setor terminará o ano com 2,44 milhões de veículos produzidos. A expectativa agora é de o mercado doméstico chegar a 2,56 milhões de unidades até o fim do ano - no primeiro semestre, já somou 1,14 milhão, com alta de 14,6%. Para as exportações, a Anfavea prevê 320 mil veículos embarcados no ano.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Anfavea reduz de 6,2% para 4,9% previsão de crescimento da produção no ano"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!