MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Aneel propõe reajuste médio de 4,87% nas tarifas da Energisa Acre

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) propôs um aumento médio de 4,87% nas tarifas da Energisa Acre, antiga Eletroacre. De acordo com a proposta apresentada na tarde desta terça-feira, 15, a alta para consumidores conectados à alta tensão seria d

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.09.2020, 17:00:00 Editado em 15.09.2020, 17:07:38
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) propôs um aumento médio de 4,87% nas tarifas da Energisa Acre, antiga Eletroacre. De acordo com a proposta apresentada na tarde desta terça-feira, 15, a alta para consumidores conectados à alta tensão seria de 5,55% e, para a baixa tensão, de 4,72%.

continua após publicidade

Os índices foram calculados no processo de revisão tarifária extraordinária (RTE) da companhia. Os valores permanecerão em consulta pública da quarta-feira, 16, até 30 de outubro.

Uma audiência pública virtual para discutir o assunto será realizada em 15 de outubro para discutir o assunto. Se aprovado, o reajuste entra em vigor em dezembro deste ano.

continua após publicidade

De acordo com a área técnica do órgão regulador, o reajuste considera efeitos da Medida Provisória 988, que trata de mecanismos para reduzir impacto dos reajustes tarifários para Estados do Norte e Nordeste.

O parecer também destaca que o processo considera a reversão, em favor dos consumidores, de 75% dos valores repassados à distribuidora como socorro para o setor elétrico, a conta-Covid, e que o restante poderá ter impacto nas próximas revisões tarifárias.

A possibilidade de RTE está previsto no contrato de concessão da companhia, que é uma das seis ex-distribuidoras da Eletrobras. No processo de privatização, em 2018, foi negociado que o novo concessionário poderia pedir uma revisão extraordinária entre a assinatura do contrato e a primeira revisão tarifária, prevista para dezembro de 2023.

continua após publicidade

A distribuidora fez uma primeira tentativa de revisão extraordinária no ano passado, mas o pedido foi negado pela Aneel.

A agência argumentou que os laudos apresentados pela empresa apresentavam inconsistências e não atenderam a qualidade e prazo determinados pela legislação e regulamentos do setor.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Aneel propõe reajuste médio de 4,87% nas tarifas da Energisa Acre"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!