MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Aneel nega proposta da Amazonas GT sobre contratos de produtores de Manaus

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) negou nesta terça-feira, 19, uma proposta da Amazonas GT, subsidiária da Eletrobras, de alteração de contratos de compra e venda de energia de Produtores Independentes de Energia (PIEs) de Manaus. O tema foi

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.01.2021, 13:51:00 Editado em 19.01.2021, 13:55:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) negou nesta terça-feira, 19, uma proposta da Amazonas GT, subsidiária da Eletrobras, de alteração de contratos de compra e venda de energia de Produtores Independentes de Energia (PIEs) de Manaus. O tema foi alvo de uma consulta pública entre os meses de dezembro e janeiro.

continua após publicidade

O processo trata de proposta apresentada pela empresa para adequar o despacho dessas usinas às demandas do sistema de Manaus. A empresa argumentou que a mudança resultaria na redução do custo de geração, na medida em que o Operador Nacional do Sistema (ONS) reduziria o despacho das usinas, que tem custo variável unitário (CVU) elevado.

Em seu voto, o diretor Sandoval Feitosa afirmou que não houve convergência entre as partes envolvidas e, por esse motivo, a alteração dos contratos na forma proposta pela Amazonas GT não pode prosperar. Segundo ele, os agentes afirmaram que os novos parâmetros das usinas e condições contratuais não foram detalhados o suficiente e, por isso, não podem avaliar aceitar ou não a proposta.

continua após publicidade

O documento indica que, pelas contribuições enviadas à agência durante a consulta pública, não há consenso em torno da proposta. Tanto a Associação Brasileira de Geradoras Termelétricas (Abraget) quanto os produtores entendem que a sobrecontratação da Amazonas Distribuição e a inadimplência devem ser tratados por mecanismos legais e regulatórios já existentes, sem afetar os contratos.

As empresas também reclamaram que a proposta foi apresentada de forma isolada pela Amazonas GT.

Segundo o voto, eles argumentaram que eventuais alterações não poderiam ser feitas sem a participação efetiva de todos os envolvidos e questionaram se a agência tem base legal para atuar nas discussões sobre aditamento de um contrato bilateral. "Os PIEs (produtores) e a Abraget pontuaram ainda a necessidade do respeito ao ato jurídico perfeito e ao equilíbrio econômico-financeiro dos contratos de suprimento firmados entre os PIEs e a Amazonas GT. Segundo a Abraget, a proposta afronta um dos principais pilares do Sistema Elétrico Brasileiro, qual seja, o respeito aos contratos como garantia de segurança jurídica."

O diretor também decidiu facultar aos envolvidos encaminhar, em até 60 dias, as minutas dos termos aditivos aos contratos de compra e venda de energia elétrica, observando as condições mínimas que os documentos devem seguir.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Aneel nega proposta da Amazonas GT sobre contratos de produtores de Manaus"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!