MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Aneel nega homologação do novo estatuto social encaminhado da CCEE

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) negou nesta terça-feira, 12, a homologação do novo estatuto social encaminhado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) em 3 de junho de 2024. O diretor-relator Ricardo Tili apontou "vastas i

Renan Monteiro (via Agência Estado)

·
Escrito por Renan Monteiro (via Agência Estado)
Publicado em 12.11.2024, 16:14:00 Editado em 12.11.2024, 16:20:24
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) negou nesta terça-feira, 12, a homologação do novo estatuto social encaminhado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) em 3 de junho de 2024. O diretor-relator Ricardo Tili apontou "vastas ilegalidades" na proposta.

continua após publicidade

O órgão regulador determinou que a CCEE apresente novo Estatuto em conformidade com a legislação e regulamentação vigente. Uma das "incompatibilidades" do novo estatuto é a previsão de que a participação em atividades políticas, como ocupação de cargo em estrutura partidária ou envolvimento em campanha eleitoral nos últimos 36 meses, pode configurar "impedimento" para membros da administração.

O texto cita "falta de idoneidade moral ou reputação ilibada", o que foi refutado pela Aneel. Para o regulador, esta disposição contraria o princípio constitucional de participação política, além de incorrer "em discriminação arbitrária" ao restringir o acesso aos cargos de administração da CCEE.

continua após publicidade

Outra previsão incompatível, na avaliação da Aneel, é a limitação de recondução de conselheiro. O estatuto prevê a possibilidade de apenas uma recondução, o que contraria o Decreto nº 5.177/2004 - que prevê a possibilidade de 2 reconduções, independentemente da natureza do mandato.

Para ajustar esse ponto, a Aneel aprovou uma mudança na redação da resolução normativa que trata do tema, suprimindo a expressão "não coincidentes" ao ser tratada dos mandatos dos oito membros eleitos pela Assembleia-Geral, por dois anos.

Em agosto, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em ofício encaminhado à Aneel, pediu celeridade sobre o tema. Ele alegou que a falta da homologação de novo estatuto implicaria "configuração de irregularidade no funcionamento da CCEE".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "Aneel nega homologação do novo estatuto social encaminhado da CCEE"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!