MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Aneel dá início a leilão de energia nova A-5

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) iniciou o leilão de energia nova A-5, que tem como objetivo a contratação de empreendimentos a partir de fontes hidrelétricas, eólica, solar fotovoltaica e térmicas a biomassa, a gás natural, a carvão mineral

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.09.2021, 10:36:00 Editado em 30.09.2021, 10:44:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) iniciou o leilão de energia nova A-5, que tem como objetivo a contratação de empreendimentos a partir de fontes hidrelétricas, eólica, solar fotovoltaica e térmicas a biomassa, a gás natural, a carvão mineral e de tratamento de resíduos sólidos urbanos. O certame é operacionalizado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

continua após publicidade

Este é o terceiro leilão de energia nova este ano. Nos certames anteriores, realizados em junho e julho, a demanda foi muito baixa devido à sobrecontratação das distribuidoras e também ao cenário atual, assim como deve ser esse A-5, conforme fontes consultadas pelo Broadcast Energia.

Para este certame, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) cadastrou 1.694 projetos, totalizando uma oferta de 93.859 megawatts (MW), com início de suprimento em 2026.

continua após publicidade

Os prazos variam de acordo com a fonte. Os contratos por quantidade serão de 25 anos para empreendimentos hidrelétricos e de 15 anos para projetos de energia eólica e solar.

A contratação na modalidade por disponibilidade valerá para usinas termelétricas, com prazo de suprimento de 20 anos.

Assim como os prazos, os preços iniciais também variam de fonte para fonte, partindo de R$ 191,00 por megawatt-hora (MWh) para fontes renováveis, como eólica e solar fotovoltaica, até R$ 639,00 por MWh para usinas térmicas de tratamento de resíduos sólidos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Aneel dá início a leilão de energia nova A-5"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!