MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Aneel aprova reajuste médio de 5,31% nas tarifas da Amazonas Energia

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira, 27, um aumento médio de 5,31% nas tarifas da Amazonas Energia. Para consumidores conectados à alta tensão, o reajuste será de 7,12%, e para a baixa tensão, de 4,47%. As novas tarifa

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.10.2020, 12:23:00 Editado em 27.10.2020, 12:26:49
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira, 27, um aumento médio de 5,31% nas tarifas da Amazonas Energia. Para consumidores conectados à alta tensão, o reajuste será de 7,12%, e para a baixa tensão, de 4,47%. As novas tarifas vigoram a partir de 1º de novembro. A distribuidora atende a 1,043 milhão de unidades consumidoras no Estado.

continua após publicidade

Como já havia adiantado o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) na segunda-feira, 26, a Aneel negou pedido da Amazonas Energia para repassar as perdas da companhia com a política de substituição tributária no Amazonas. Em vigor desde junho do ano passado, a arrecadação do ICMS via substituição tributária no Estado se dá na geradora, que inclui o valor no preço da energia vendida à distribuidora.

De acordo com o relator, diretor Sandoval de Araújo Feitosa, o repasse dessas perdas seria de, no mínimo, R$ 57,80 milhões, com impacto de alta de 1,9% nas tarifas, mas poderia chegar a até R$ 740,38 milhões, o que aumentaria as tarifas em 23,77%. O entendimento do diretor, acompanhado pelos demais diretores, é que cabe à empresa ir atrás de seus direitos, uma vez que ela mesma aponta irregularidades na política do governo do Amazonas, e não simplesmente repassar o custo aos consumidores.

continua após publicidade

No voto, o diretor menciona uma ação que questiona a constitucionalidade da sistemática da política de substituição tributária no Amazonas, de autoria do então Partido da República, hoje Partido Liberal. O voto cita que a própria Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou pela inconstitucionalidade, pois teria havido aumento da carga tributária sem suporte em norma legal.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Aneel aprova reajuste médio de 5,31% nas tarifas da Amazonas Energia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!