MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Aneel aprova consulta pública sobre critérios para postergação de custos tarifários

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira, 25, consulta pública para aprimorar a regulamentação dos critérios para a postergação de custos tarifários. O diferimento tarifário ocorre especialmente no enfrentamento de questões

Renan Monteiro (via Agência Estado)

·
Escrito por Renan Monteiro (via Agência Estado)
Publicado em 25.02.2025, 17:27:00 Editado em 25.02.2025, 17:35:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira, 25, consulta pública para aprimorar a regulamentação dos critérios para a postergação de custos tarifários. O diferimento tarifário ocorre especialmente no enfrentamento de questões conjunturais, como os períodos de escassez hídrica ou a pandemia do covid-19.

continua após publicidade

No processo de abertura de consulta votado nesta terça, a diretora Ludimila Lima da Silva reforçou que essas medidas de diferimento devem ter caráter de excepcionalidade, e mencionou preocupações com a modicidade tarifária. Isso porque o pagamento que não é feito em determinado período ocorre no futuro com correção monetária, impactando na tarifa.

"É legítima a preocupação com o eventual número de diferimentos a ser promovido e seus impactos na modicidade tarifária, não esquecendo que essas medidas de postergação de custos envolvem a remuneração dos valores postergados", declarou ela em seu voto.

continua após publicidade

A área técnica defendeu que eventuais pedidos de diferimentos tarifários sejam requeridos pelas distribuidoras com a identificação de custos a serem diferidos e seus valores.

A consulta pública terá um período de 45 dias, entre 26 de fevereiro de 2025 e 11 de abril de 2025.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Aneel aprova consulta pública sobre critérios para postergação de custos tarifários"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!