MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Aneel aprova consulta de regras para leilão de nova subestação e linha no AP

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira a abertura de consulta pública sobre as regras para leilão de uma nova subestação e uma linha de transmissão de energia no Amapá. O lote será incluído no segundo leilão de transmissã

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.05.2021, 16:57:00 Editado em 18.05.2021, 17:03:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira a abertura de consulta pública sobre as regras para leilão de uma nova subestação e uma linha de transmissão de energia no Amapá. O lote será incluído no segundo leilão de transmissão deste ano, cujo edital foi colocado em consulta no final de abril. O certame está previsto para 17 de dezembro.

continua após publicidade

No caso do lote do Amapá, a agência reguladora receberá contribuições de 20 de maio a 14 de junho - mesmo prazo estabelecido para o fim da consulta pública dos demais lotes.

A instalação da nova subestação, que será chamada de Macapá III, foi proposta pelo governo federal para reforçar o sistema elétrico no Estado após um apagão em novembro do ano passado. O blecaute deixou 14 dos 16 municípios do Estado sem energia elétrica por quase quatro dias, seguidos de outros vinte dias de racionamento e problemas no fornecimento do serviço.

continua após publicidade

O blecaute aconteceu após um incêndio na subestação Macapá, operada pela Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LMTE). O contrato de concessão prevê que a subestação conte com três transformadores disponíveis para atender o Estado. No momento do leilão, entretanto, apenas dois estavam funcionando - um ficou danificado pelo fogo e o outro ficou comprometido por sobrecarga. O terceiro estava inoperante desde 30 de dezembro de 2019.

O colegiado já havia aprovado abertura de consulta pública para discutir as regras dos outros lotes que serão ofertados no leilão. O certame inclui empreendimentos na Bahia, em Minas Gerais, no Paraná e em São Paulo.

Considerando os quatro lotes previstos inicialmente, a agência reguladora estima R$ 1,9 bilhão em investimentos e a geração de 5.700 empregos diretos. A previsão é que os contratos sejam assinados em 31 de março de 2022.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Aneel aprova consulta de regras para leilão de nova subestação e linha no AP"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!