MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Aneel analisa regras do novo socorro financeiro ao setor elétrico na quinta-feira

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) começará a analisar as regras do novo socorro financeiro ao setor elétrico na quinta-feira, 3. A operação financeira foi autorizada por meio de uma Medida Provisória (MP) editada em dezembro e te

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.02.2022, 14:19:00 Editado em 02.02.2022, 20:06:24
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) começará a analisar as regras do novo socorro financeiro ao setor elétrico na quinta-feira, 3. A operação financeira foi autorizada por meio de uma Medida Provisória (MP) editada em dezembro e tem como objetivo cobrir os custos das medidas emergenciais adotadas devido à grave escassez dos reservatórios das usinas hidrelétricas no ano passado. A reunião extraordinária está prevista para às 17 horas (de Brasília).

continua após publicidade

Embora o governo tenha encaminhado os trâmites para concessão do financiamento, o empréstimo ainda tem que ser regulamentado pela agência. Na quinta, a diretoria deve analisar uma primeira proposta com as regras e abrir o prazo para contribuições de agentes do setor elétrico e sociedade.

Caberá ao regulador definir o montante da operação e as condições de pagamento, por exemplo. Só após isso os recursos serão liberados para as distribuidoras.

continua após publicidade

O montante vai bancar as medidas emergenciais que reduziram o risco de apagões no País ou até mesmo de um racionamento de energia, como o uso de termelétricas mais caras e a importação de energia.

Com isso, o empréstimo evitará que a conta de luz tenha um aumento elevado em 2022, ano de eleições presidenciais, pois parte desses custos seriam embutidos nas tarifas neste ano. Os consumidores, no entanto, irão pagar nos próximos anos, com incidência de juros.

O novo socorro financeiro tem como pano de fundo a decisão do governo de estabelecer um valor de bandeira tarifária insuficiente para suportar os custos das medidas.

continua após publicidade

Apesar de a bandeira escassez hídrica representar cobrança de R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) e ser a mais cara já aplicada nas contas de luz, o valor está muito abaixo do que era indicado como necessário.

De acordo com dados da Aneel, a conta Bandeiras registra rombo acumulado de R$ 10,5 bilhões até dezembro.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Aneel analisa regras do novo socorro financeiro ao setor elétrico na quinta-feira"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!