MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Anbima indica que FIPs ampliam diversificação geográfica e investem em empresas mais jovens

Os fundos de investimentos em participações (FIPs) ampliaram as suas aplicações em empresas de fora da região Sudeste e também deram mais espaço para companhias com menor tempo de atuação. A terceira edição do Relatório de Análises de Mercado da Associaçã

Aramis Merki II (via Agência Estado)

·
Escrito por Aramis Merki II (via Agência Estado)
Publicado em 29.05.2025, 16:16:00 Editado em 29.05.2025, 16:24:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os fundos de investimentos em participações (FIPs) ampliaram as suas aplicações em empresas de fora da região Sudeste e também deram mais espaço para companhias com menor tempo de atuação. A terceira edição do Relatório de Análises de Mercado da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima) comparou dados destes veículos de investimento no primeiro semestre de 2024 e no mesmo período em 2021.

continua após publicidade

Embora o Sudeste ainda concentre mais de 70% das empresas nacionais investidas, negócios localizados em Estados como Amazonas, Bahia e Santa Catarina vêm ganhando espaço nas carteiras desses fundos. No período analisado, o porcentual de empresas investidas pelos FIPs cresceu 228% no Amazonas (de 7 para 23), 60,7% na Bahia (de 28 para 45) e 56,6% em Santa Catarina (de 60 para 94).

"Essa diversificação geográfica mostra o amadurecimento da indústria de FIPs, que entre 2021 e 2024 praticamente dobrou de tamanho, atingindo um patrimônio líquido de cerca de R$ 1,1 trilhão", aponta Julya Wellisch, diretora da Anbima, em nota. A executiva enxerga uma tendência de crescimento no segmento, principalmente diante da perspectiva de o produto ficar acessível também para investidores de varejo.

continua após publicidade

A idade média das empresas nas quais os FIPs investem caiu de 10,5 em junho de 2021 para 9,2 anos em junho de 2024. A redução sugere que esses fundos estão ingressando em negócios em estágios mais iniciais, de acordo com a Anbima. "Esse movimento pode estar relacionado ao desejo de exercerem maior influência na governança das empresas, além de refletir uma tendência global de investimento em startups com alto potencial de crescimento", destaca o relatório.

A entidade informa ainda que a grande maioria das empresas investidas (87%) está presente em apenas um FIP. São 12% as que aparecem simultaneamente em dois a cinco fundos e 0,28% que figuram na carteira de cinco a dez veículos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Anbima indica que FIPs ampliam diversificação geográfica e investem em empresas mais jovens"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!