MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Anatel mantém destinação integral da faixa de 6 GHz para Wi-Fi compatível com 5G

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) manteve a decisão de destinar toda a faixa de 6 gigahertz (GHz) para o uso de Wi-Fi. O processo já havia sido aprovado em maio, mas as operadoras haviam entrado com recurso e pediram para que metade da frequ

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.12.2020, 18:20:00 Editado em 10.12.2020, 18:29:42
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) manteve a decisão de destinar toda a faixa de 6 gigahertz (GHz) para o uso de Wi-Fi. O processo já havia sido aprovado em maio, mas as operadoras haviam entrado com recurso e pediram para que metade da frequência fosse reservada para outros fins.

continua após publicidade

Em seu voto, o relator, conselheiro Emmanoel Campelo, não acatou o pedido. Ele propôs abertura de consulta pública por 45 dias para discutir as especificações técnicas para o uso da faixa, como potência radiada e densidade espectral. Depois disso, a Anatel poderá homologar os equipamentos para uso do Wi-Fi 6E, como celulares e computadores.

O conselheiro citou estudos da Cisco que mostram que o Wi-Fi será responsável pelo offload de 71% dos dados do 5G em 2023. No Brasil, segundo esse estudo, o número de dispositivos conectados às redes crescerá 50% de 2018 a 2023, para 755 milhões. Em 2023, a empresa estima que o Brasil terá 23,8 milhões de hotspots, um aumento de 500% em relação a 2018.

continua após publicidade

"Precisamos reconhecer que a pandemia gerou mudanças nos hábitos dos consumidores, com aumento do consumo de conteúdo de streaming como forma alternativa de lazer e a massiva adoção de modelos de teletrabalho e educação à distância. Isso aumentou o tráfego de dados e transferiu parcela das redes móveis para as redes locais sem fio", disse. "As redes Wi-Fi se mostram cada vez mais essenciais às comunicações no Brasil e no mundo, seja por sua capacidade, custo-benefício e versatilidade", acrescentou.

O uso da faixa foi alvo de disputa na Anatel. De um lado, estavam as operadoras Claro, TIM e Vivo, que pediam para que metade da faixa fosse reservada para outros fins. De outro, estavam 19 pequenos provedores, fornecedores, empresas de tecnologia, associações e até a Oi, que se uniram através da Coalizão Wi-Fi 6E.

O espectro de 6 GHz é considerado auxiliar do 5G. Quando os consumidores chegarem em suas casas, em vez das redes 5G das operadoras, eles usarão a internet que contrataram para uso residencial. O Wi-Fi 6E (em inglês, o "e" vem de enhanced, ou seja, melhorado) promete alta velocidade e baixa latência.

continua após publicidade

A expectativa é que não haja diferença entre as experiências outdoor e indoor para o usuário final. A faixa tem um total de 1.200 MHz, que pode ser dividido em sete canais de 160 MHz - como se fosse uma rodovia com sete pistas.

A definição da Anatel seguiu a da Federal Communications Comission (FCC), órgão regulador dos EUA, que também aprovou o uso de toda a faixa para o Wi-Fi 6E, mesmo caminho escolhido pela Coreia do Sul e Chile. Na Europa, a decisão da World Radiocommunication Conferences (WRC) deve sair em 2023, mas para as Américas, a perspectiva é até 2027 - as operadoras queriam que a Anatel aguardasse essa discussão.

"Embora entenda que as proposições alinhadas ao arranjo europeu não necessariamente busquem a reforma da decisão (da Anatel), mas o sobrestamento e o estabelecimento das condições de uso da faixa de 6 GHz, considero que tal paralisação se mostraria injustificada, pois poderia impor a necessidade de aguardar até 2027 sem qualquer sinalização em âmbito internacional afeto às Américas", afirmou.

continua após publicidade

É a primeira vez em mais 20 anos que uma faixa é liberada para Wi-Fi no mundo. As atuais, de 2.4 GHz e de 5 GHz, foram destinadas para o Wi-Fi em 1999 e estão sobrecarregadas. Quem vive em apartamento sabe disso: quando busca uma rede, encontra também as de seus vizinhos. Por causa desse congestionamento, quando um consumidor contrata um pacote de internet de 200 mega, o roteador de Wi-Fi oferece uma velocidade bem inferior. É como se fosse um funil: muito sinal para pouca vazão.

Com a manutenção da decisão, a Anatel atendeu ao pedido dos pequenos provedores, que, em conjunto, são líderes no fornecimento de banda larga fixa residencial, com 30% de participação, e buscam aumentar essa presença com o Wi-Fi 6E a partir de 2021. Os fabricantes afirmam que os chips para essa tecnologia já estão prontos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Anatel mantém destinação integral da faixa de 6 GHz para Wi-Fi compatível com 5G"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!