MAIS LIDAS
VER TODOS

TECNOLOGIA

Anatel libera 5G em cinco capitais brasileiras; saiba quais

Com a liberação dos cinco municípios, se completa o ciclo de início da operação da nova tecnologia em todas as capitais do País

Amanda Pupo (via Agência Estado)

·
Segundo a Anatel, em Belém, as três operadoras que ofertarão o 5G nessa fase (Vivo, Claro e Tim) precisarão ativar no mínimo 57 antenas
Icone Camera Foto por Agência Brasil
Segundo a Anatel, em Belém, as três operadoras que ofertarão o 5G nessa fase (Vivo, Claro e Tim) precisarão ativar no mínimo 57 antenas
Escrito por Amanda Pupo (via Agência Estado)
Publicado em 04.10.2022, 13:52:00 Editado em 04.10.2022, 15:26:27
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Mais cinco capitais brasileiras - Belém, Macapá, Manaus, Porto Velho e Rio Branco - poderão ter o sinal do 5G ativado, o que está liberado para acontecer a partir de quinta-feira, 6. O aval foi dado hoje pelo grupo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que acompanha a limpeza de faixas para o funcionamento da tecnologia. Com a liberação dos cinco municípios, se completa o ciclo de início da operação da nova tecnologia em todas as capitais do País.

continua após publicidade

Portanto, na quinta-feira, Belém, Macapá, Manaus, Porto Velho e Rio Branco deverão se juntar à lista das 22 cidades que já contam com o 5G operante. O presidente do grupo e conselheiro da Anatel, Moisés Moreira, destacou que, pelas regras estabelecidas pela agência, as operadoras têm obrigação de ligar o sinal até 28 de novembro nessas cidades, apesar de já poderem fazer a ativação no próximo dia 6.

Segundo a Anatel, em Belém, as três operadoras que ofertarão o 5G nessa fase (Vivo, Claro e Tim) precisarão ativar no mínimo 57 antenas. Em Macapá, o piso é de 18, em Manaus, 84, em Porto Velho, 21, e em Rio Branco, o patamar mínimo é de 15 antenas.

continua após publicidade

O edital do leilão que contratou o funcionamento da tecnologia previa que as capitais seriam os primeiros municípios a receber o sinal. Inicialmente, todas essas cidades teriam o 5G ativado até 31 de julho. A escassez de equipamentos que evitam interferências nas telecomunicações, no entanto, resultou num prazo adicional de 60 dias. Em agosto, o período foi mais uma vez estendido, com prazo final para ativação da tecnologia no fim de novembro.

Os últimos municípios a receberem o sinal 5G foram Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Maceió (AL), São Luís (MA) e Teresina (PI), em 19 de setembro.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Anatel libera 5G em cinco capitais brasileiras; saiba quais"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!