MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Analistas estão otimistas com ritmo de tramitação da privatização da Sabesp

Analistas veem com otimismo a celeridade no avanço do processo da privatização da Sabesp. Na quarta-feira, 22, os deputados estaduais paulistas aprovaram o relatório do projeto de privatização da empresa em comissões da Assembleia Legislativa de São Paulo

Ana Rita Cunha, especial para o Broadcast (via Agência Estado)

·
Escrito por Ana Rita Cunha, especial para o Broadcast (via Agência Estado)
Publicado em 25.11.2023, 15:00:00 Editado em 25.11.2023, 15:07:29
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Analistas veem com otimismo a celeridade no avanço do processo da privatização da Sabesp. Na quarta-feira, 22, os deputados estaduais paulistas aprovaram o relatório do projeto de privatização da empresa em comissões da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). "A aprovação dentro do cronograma apresentado pelo governo é positiva e aumenta as expectativas de que a privatização saia rápido, ainda este ano", explica Rafael Passos, analista da Ajax Asset.

continua após publicidade

Em relatório, a Guide Investimentos destacou que o texto aprovado praticamente não teve alterações em relação ao apresentado pelo governo de São Paulo em 17 de outubro. A principal mudança foi a inclusão da garantia de estabilidade a funcionários da Sabesp por 18 meses, aponta o documento.

Analistas avaliam que a privatização pode reduzir os custos da empresa, com ganhos de eficiência e previsibilidade. "Ao ser privatizada, a empresa não vai precisar mais fazer licitações para todas as compras, por exemplo, e isso já enxuga processos", diz Passos.

continua após publicidade

O projeto de privatização da Sabesp agora segue para votação no plenário da Alesp. A expectativa é que o texto seja discutido pelos deputados na primeira semana de dezembro. Relatório da Genial Investimentos alerta que o texto ainda pode sofrer mudanças nessa próxima etapa, com a apresentação de emendas pelos legisladores.

Para Hugo Queiroz, diretor de Corporate Advisory da L4 Capital, existem poucas chances de se repetir o "caso Eletrobras", em que foram incluídas emendas onerosas à empresa de energia na reta final da aprovação. "Os contratos de saneamento são mais amarrados e fragmentados em vários municípios, o que dificulta incluir muitos jabutis", disse o especialista.

Dois pontos no texto podem interferir no preço da ação, segundo Queiroz: o prazo para conclusão do processo de privatização e o valor das multas de atraso no cumprimento dos projetos de universalização do saneamento.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Analistas estão otimistas com ritmo de tramitação da privatização da Sabesp"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!