MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Altas tarifas da Índia aos EUA podem influenciar 'reavaliação' de relações, diz secretário

O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, pressionou a Índia ao afirmar que o país impõe algumas das tarifas mais altas do mundo, o que pode levar a uma possível "reavaliação" das relações comerciais entre ambas as nações. Durante event

Pedro Lima (via Agência Estado)

·
Escrito por Pedro Lima (via Agência Estado)
Publicado em 07.03.2025, 13:07:00 Editado em 07.03.2025, 13:13:45
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, pressionou a Índia ao afirmar que o país impõe algumas das tarifas mais altas do mundo, o que pode levar a uma possível "reavaliação" das relações comerciais entre ambas as nações. Durante evento organizado pela TV India Today, Lutnick disse que uma redução nas tarifas sobre produtos norte-americanos abriria caminho para uma "relação extraordinária" entre os dois países.

continua após publicidade

"É hora de fazer algo grandioso. Algo que conecte a Índia e os EUA de forma mais ampla. Não produto por produto, mas de maneira abrangente", declarou o secretário. Se Nova Délhi "reduzir a política tarifária em relação aos Estados Unidos, ofereceremos à Índia uma oportunidade e uma relação realmente extraordinária", acrescentou.

Ele negou interesse em discutir cortes tarifários sobre produtos específicos e reforçou que os EUA buscam um acordo comercial "de grande escala e abrangente" com a Índia. "É preciso pensar diferente, algo grande, algo que seu primeiro-ministro pode fazer, já que ele tem um ótimo relacionamento com o presidente Donald Trump", afirmou.

continua após publicidade

Ele ponderou, no entanto, que "talvez certos produtos tenham cotas. "Em contrapartida, faremos o mesmo do nosso lado. Vamos criar um acordo sensato para ambos os lados."

Lutnick também enfatizou a importância de um diálogo bilateral. "Queremos focar em uma conversa bilateral só entre Índia e EUA. Se tentarmos incluir o mundo todo nessa discussão, nos preocupando com cada país, será impossível", concluiu.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "Altas tarifas da Índia aos EUA podem influenciar 'reavaliação' de relações, diz secretário"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!