MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Alta no PIB no 1º tri na comparação com 1 ano antes é a 1ª após 4 quedas

A alta de 1,0% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro foi o primeiro registro de crescimento, nessa base de comparação, após quatro quedas seguidas, informou nesta terça-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.06.2021, 10:38:00 Editado em 01.06.2021, 10:45:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A alta de 1,0% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro foi o primeiro registro de crescimento, nessa base de comparação, após quatro quedas seguidas, informou nesta terça-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com um ano antes, a formação bruta de capital fixo, que saltou 17,0%, registrou a maior alta desde o segundo trimestre de 2010, quando a economia se recuperava fortemente da crise financeira global de 2008, e os investimentos saltaram 22,9% sobre o segundo trimestre de 2009.

continua após publicidade

Já a alta de 3,0% no PIB da indústria sobre o primeiro trimestre de 2020 foi a maior variação desde o primeiro trimestre de 2014. Naquela ocasião, pico da atividade antes de a economia entrar numa recessão que duraria até o quarto trimestre de 2016, o PIB industrial avançou 3,9%.

Também no lado dos desempenhos positivos, as importações, que cresceram 7,7% sobre o primeiro trimestre de 2020, tiveram a maior alta desde o terceiro trimestre de 2018, quando avançaram 13,2% sobre igual trimestre de 2017.

continua após publicidade

Por outro lado, a queda de 1,7% no consumo das famílias na comparação com os três primeiros meses de 2020 foi a quinta seguida nessa base de comparação. A mesma sequência de quedas foi registrada no PIB de serviços, que caiu 0,8% ante o primeiro trimestre do ano passado.

Já o consumo do governo, com o tombo de 4,9% em relação ao primeiro trimestre de 2020, registrou o décimo trimestre seguido de queda na comparação com um ano antes.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Alta no PIB no 1º tri na comparação com 1 ano antes é a 1ª após 4 quedas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!