MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Alta na dívida bruta em junho é a maior variação da série histórica, diz BC

A pandemia do coronavírus e o aumento nos gastos públicos para fazer frente à crise levaram a dívida bruta brasileira a registrar os maiores aumentos mensais dos últimos 14 anos. Em junho, a dívida bruta alcançou 85,5% do PIB, o maior porcentual da série,

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 31.07.2020, 12:24:00 Editado em 31.07.2020, 12:31:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A pandemia do coronavírus e o aumento nos gastos públicos para fazer frente à crise levaram a dívida bruta brasileira a registrar os maiores aumentos mensais dos últimos 14 anos. Em junho, a dívida bruta alcançou 85,5% do PIB, o maior porcentual da série, que tem início em dezembro de 2006. De maio para junho, a dívida bruta do governo geral cresceu 3,6 pontos porcentuais a maior variação de um mês para o outro da série histórica do Banco Central.

continua após publicidade

O número supera os dois recordes anteriores, registrados, justamente, de abril para maio (+2,1 pontos porcentuais) e de março para abril (1,8 ponto porcentual), meses em que o país já havia sido atingido pela pandemia.

De acordo com o chefe do Departamento de Estatísticas do Banco Central, Fernando Rocha, o aumento da dívida líquida no mês de junho foi totalmente causado pelo déficit primário recorde do mês. Ele ponderou que não houve variação cambial significativa, que é outro fator que afeta o endividamento líquido. Em junho, a dívida líquida do setor público cresceu 3,1 p.p. e alcançou 58,1%.

continua após publicidade

"A evolução da dívida bruta também é dada pelos números do déficit nominal, principalmente com emissão da dívida pública para financiar o déficit", explicou Rocha.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Alta na dívida bruta em junho é a maior variação da série histórica, diz BC"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!