Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Alta em NY é incapaz de animar Ibovespa após ganhos de 3,69% em abril

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A expectativa de diálogo entre China e Estados Unidos no âmbito do tarifaço de Donald Trump, e o payroll que empurram para cima as bolsas internacionais, são insuficientes para influenciar o principal indicador da B3 na manhã desta sexta-feira (2). O Ibovespa cai moderadamente para a faixa dos 134 mil pontos, vindo de valorização de 3,69% em abril. Porém, a direção é envolta à instabilidade. Entre a máxima de 135.275,05 pontos (alta de 0,15%) e a mínima em 134.564,68 pontos (-0,37%), variou 711 pontos. Por volta das 11h, cedia 0,32%, aos 134.634,64 pontos.

"Foi um mês bom para o Ibovespa. Defende os 134 mil pontos, apesar de estar meio de lado. Aqui, as atenções já começam a voltar para a semana que vem, que tem a decisão do Copom", diz Rodrigo Ashikawa, economista da Principal Asset Management no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Na semana que vem, o Comitê de Política Monetária (Copom) tende a elevar a Selic de 14,25% para 14,75%, conforme a mediana encontrada na pesquisa feita pelo Projeções Broadcast. Mas há quem aposte em alta de 0,25 ponto e há dúvidas quanto a sinais do fim do ciclo do aperto monetário.

Ao mesmo tempo, a ausência do mercado chinês, que segue fechado e reabrirá terça-feira, 6, e a agenda esvaziada internamente dificultam alta do Índice Bovespa. Ainda assim algumas ações ligadas ao minério de ferro, que subiu 0,98% em Cingapura (mercado em Dalian está fechado), avançam. Vale sobe 0,49%. Já Perobras opera indefinida: PN sobe 0,17% e ON cai 0,16%. O petróleo, por sua vez, caía em torno de 1,50%.

O tão esperado payroll divulgado nesta sexta trouxe números divergentes. Houve criação de 177 mil postos de trabalho nos EUA, acima da mediana de 138 mil das estimativas, e a taxa de desemprego ficou mantida em 4,2% em abril. Já o salário médio por hora subiu menos do que o esperado na margem e em relação a abril de 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para Bruno Takeo, estrategista da Potenza Capital, os dados vieram um pouco piores, no sentido de contrariarem as expectativas e de elevarem apostas logo para corte de juros nos EUA. "Geração de vagas um pouco acima das expectativas e taxa de desemprego em linha mesmo que os ganhos semanais (salário) tenha vindo um pouco abaixo. O mercado ficou animado com o JOLTs e o ADP, e por isso estava esperando algo na mesma linha", descreve, ao referir-se a outras pesquisas de emprego informadas nos últimos dias nos EUA.

Após os dados, junho deixou de ser o primeiro mês com chance majoritária para recuo do juro básico pelo Federal Reserve (Fed).

Nesta quinta, dia 1º, a China manifestou desejo de abrir negociações tarifárias com os Estados Unidos. Para que o diálogo aconteça, Pequim pede que Washington corrija práticas equivocadas e cancele as tarifas unilaterais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Os dois fatores - payroll e o noticiário sobre tarifas ficando menos ruidoso - explicam a alta das bolsas americanas, embora haja muita incertezas ainda com relação a tarifas", afirma Ashikawa, da Principal Asset Management no Brasil.

Na quarta-feira, 30, o Ibovespa fechou com leve perda de 0,02%, aos 135.066,97 pontos.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline