MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Alta em impostos levaria País a crescer ainda menos, diz Ana Paula Vescovi

A ex-secretária do Tesouro Nacional e economista-chefe do Santander Brasil, Ana Paula Vescovi, destacou que discorda que a resolução do problema fiscal do Brasil tem de passar necessariamente pela alta tributária. "Se aumentarmos impostos, vamos aumentar

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.09.2020, 13:20:00 Editado em 25.09.2020, 13:27:13
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A ex-secretária do Tesouro Nacional e economista-chefe do Santander Brasil, Ana Paula Vescovi, destacou que discorda que a resolução do problema fiscal do Brasil tem de passar necessariamente pela alta tributária. "Se aumentarmos impostos, vamos aumentar ineficiência. Vamos aumentar o peso morto e levar o Brasil a crescer ainda menos."

continua após publicidade

A economista afirmou que as reformas tributária e administrativa são muito importantes e que espera que sejam aprovadas em um espaço de tempo "não muito distante do atual". "Sem o controle das contas públicas, não sairemos da armadilha da renda média no Brasil", disse.

Participando do seminário "Regras fiscais e sustentabilidade", promovido pelo Insper, em debate sobre finanças estaduais, Vescovi afirmou que não há relação direta entre aumento de gastos e melhores resultados para a população.

continua após publicidade

Ela citou, por exemplo, a mudança no Fundeb. "Aprovamos o Fundeb, mas não consigo ver link para mais aprendizagem. Conseguimos fazer isso no Espírito Santo, com Paulo Hartung, com mais resultados e menos recursos. Os exemplos do Ceará e do Espírito Santo precisam gritar. Precisamos ter mais gestão, não mais recursos."

Vescovi ainda reforçou que há desajustes claros nas contas dos Estados. O problema é criado tanto pelo alto gasto com pessoal ativo e inativo, mas também pela grande vinculação de receitas. "Não temos a cultura de discutir prioridades no Orçamento." Vescovi ainda acrescentou que o sistema tributário brasileiro é ineficiente e que é preciso ter o fim ao sistema de incentivos dado às empresas para atraí-las para determinadas localidades.

Estados

Também participando do seminário, o ex-secretário da Fazenda do Rio Grande do Sul Aod Cunha afirmou que os Estados terão que "ousar mais" para equilibrar suas contas, porque deixar de elevar salários não é suficiente. Cunha afirmou que há um problema na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) que é o ônus estadual sempre terminar no fim para o Tesouro Nacional. Segundo ele, é necessário maior engajamento de todos os poderes dos Estados no cumprimento das regras fiscais.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Alta em impostos levaria País a crescer ainda menos, diz Ana Paula Vescovi"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!