MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Alta do PIB no 1º tri foi puxada por agropecuária, indústria e investimentos

O desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre foi puxado pela alta nas atividades de agropecuária, indústria e, pela ótica da demanda, pelos investimentos, afirmou Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do Instituto Brasileiro

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.06.2021, 12:14:00 Editado em 01.06.2021, 12:21:44
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre foi puxado pela alta nas atividades de agropecuária, indústria e, pela ótica da demanda, pelos investimentos, afirmou Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O PIB avançou 1,2% em relação ao quarto trimestre de 2020, informou o IBGE nesta terça-feira. O resultado ficou acima do esperado por analistas do mercado.

continua após publicidade

Rebeca também destacou que as restrições ao contato social, para evitar o contágio por covid-19, não foram tão fortes quanto no início da pandemia. "Tivemos algumas restrições ao funcionamento das atividades, mas não foram tão rigorosas e tiverem efeito menor sobre a economia", afirmou a pesquisadora do IBGE.

Sobre as atividades que puxaram o crescimento, ela afirmou que a agropecuária foi menos afetada pela pandemia. A alta de 5,7% do setor no primeiro trimestre, na comparação com o quarto trimestre de 2020, foi a maior nessa base de comparação desde o primeiro trimestre de 2017, quando houve um salto de 12,2% sobre o quarto trimestre de 2016.

continua após publicidade

Segundo a pesquisadora do IBGE , a safra de soja, que deverá renovar o recorde neste ano, e é colhida principalmente no primeiro semestre, é a principal responsável pelo desempenho.

Ainda na comparação com o trimestre imediatamente anterior, as altas de 0,7% no PIB da indústria e de 0,4% no PIB dos serviços foram as terceiras variações positivas seguidas.

Pela ótica da demanda, a alta de 4,6% nos investimentos, medidos pela formação bruta de capital fixo (FBCF), também foi a terceira seguida. Na contramão, a queda de 0,1% no consumo das famílias sobre o quarto trimestre de 2020, considerada estabilidade pelo IBGE, foi o primeiro desempenho negativo após duas altas.

As exportações tiveram alta de 3,7% nas exportações, a maior desde o terceiro trimestre de 2018, quando houve salto de 6,5% sobre o segundo trimestre daquele ano.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Alta do PIB no 1º tri foi puxada por agropecuária, indústria e investimentos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!