MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Alta da demanda contribui com crescimento da inflação na zona do euro, diz BCE

Um estudo publicado pelo Banco Central Europeu (BCE) indica que, além da oferta, o aumento da demanda vem sendo responsável pelo aumento da inflação na zona do euro. "Desde que as restrições da pandemia foram suspensas, a recuperação da demanda também con

Natália Coelho (via Agência Estado)

·
Escrito por Natália Coelho (via Agência Estado)
Publicado em 07.10.2022, 12:24:00 Editado em 07.10.2022, 12:31:36
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um estudo publicado pelo Banco Central Europeu (BCE) indica que, além da oferta, o aumento da demanda vem sendo responsável pelo aumento da inflação na zona do euro. "Desde que as restrições da pandemia foram suspensas, a recuperação da demanda também contribuiu para as taxas atuais elevadas de inflação, especialmente no setor de serviços", destaca o documento.

continua após publicidade

Segundo a publicação, o índice de preços ao consumidor harmonizado (IHPC, na sigla em inglês, usado para comparações entre os países da zona do euro) aumentou para 10% em setembro, ao passo que o núcleo do IHPC, que exclui alimentos e energia, atingiu 4,8%.

O estudo indica que os gargalos persistentes no fornecimento de bens industriais e a escassez de insumos, incluindo de mão de obra, contribuíram para o aumento dos índices.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "Alta da demanda contribui com crescimento da inflação na zona do euro, diz BCE"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!