MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Alívio externo por Biden permite Ibovespa retomar 120 mil pontos

O alívio na maioria dos mercados acionários da confirmação de Joe Biden como presidente eleito dos EUA nesta quinta-feira depois dos ataques extremistas favoráveis a Donald Trump ontem, que paralisaram a ratificação, atinge o Ibovespa. Na véspera, o ato d

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.01.2021, 10:59:00 Editado em 07.01.2021, 11:02:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O alívio na maioria dos mercados acionários da confirmação de Joe Biden como presidente eleito dos EUA nesta quinta-feira depois dos ataques extremistas favoráveis a Donald Trump ontem, que paralisaram a ratificação, atinge o Ibovespa. Na véspera, o ato de violência reduziu os ganhos em Nova York e o índice brasileiro não conseguiu manter a alta, fechando em queda de 0,23%, aos 119.100 pontos. Às 10h49, subia 0,80%, aos 120.052,10 pontos, após máxima aos 120.142,46 pontos. No entanto, investidores seguem de olho nos efeitos que os protestos poderão gerar no médio e longo prazos enquanto o mundo continua a enfrentar o avanço da pandemia de coronavírus e em meio a dúvidas fiscais.

continua após publicidade

Há instantes, o presidente Jair Bolsonaro disse que em janeiro a vacina estará à disposição da população e que se houver novos fechamentos das atividades no Brasil, o País vai "quebrar". Ao tocar no assunto sobre a afirmação feita esta semana sobre a situação da economia brasileira, disse: "falei que o Brasil estava quebrado, e está quebrado na questão pública."

Porém, a expectativa de que o Partido Democrata de Biden tenha maioria no Senado americano também gera esperança de mais injeção de recursos na economia dos EUA. "A conquista dos democratas aumenta a possibilidade de aumento da política de estímulos, que passa a não depender tanto de bancos centrais. Isso tende a facilitar a saída mais rápida da recessão, com surpresas no crescimento, nos lucros das empresas", avalia Roberto Attuch Jr., CEO da Ohmresearch.

continua após publicidade

Hoje, o quadro das matérias-primas é misto, com leve queda do petróleo no mercado internacional e elevação de 1,76% do minério de ferro negociado no porto chinês de Qindgao, fechando a US$ 171,69 a tonelada. Isso empurra as ações de empresas ligadas ao setor na B3, com destaque para Gerdau PN (3,93%), que liderava a lista de maiores ganhos às 10h52.

A estimativa de aprovação de estímulos fiscais nos EUA com a nova gestão tende a beneficiar as commodities, os emergentes, mas traz preocupação com a saúde fiscal do país, o que pode limitar os ganhos dos mercados.

"A expectativa de expansão dos gastos públicos com Biden que terá o controle do Congresso mantém em alta a taxa de retorno dos títulos tesouro americano", ressalta nota da MCM Consultores. Ainda cresce a chance de uma agenda favorável a regulações e alta de impostos, especialmente sobre alguns setores, relembra o Bradesco.

continua após publicidade

No Brasil, o investidor monitora a informação de que a Consultoria de Orçamento e Fiscalização da Câmara tem proposta de mudança no teto de gastos da União. Além disso, a demora do País em iniciar o processo de imunização contra a pandemia de coronavírus pode começar a incomodar, à medida que começam a aparecer cidades adotando novas medidas de restrição social, caso de Belo Horizonte. São Paulo pode vir a adotar novas ações restritivas por conta da alta dos casos da covid-19, ressalta a MCM.

Para hoje é esperado que o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anuncie dados sobre a eficácia da vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica Sinovac. Há a expectativa também de que o Butantan dê entrada ao pedido na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso do imunizante.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Alívio externo por Biden permite Ibovespa retomar 120 mil pontos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!