MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Alimentação deve fechar setembro em 0,26%, diz Guilherme Moreira, da Fipe

A inflação na cidade de São Paulo, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (IPC-Fipe), deve encerrar setembro próximo de 0,13%, mesma taxa vista na primeira quadrissemana, calcula o coordenador do indicador,

Anna Scabello (via Agência Estado)

·
Escrito por Anna Scabello (via Agência Estado)
Publicado em 10.09.2024, 13:41:00 Editado em 10.09.2024, 13:47:36
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A inflação na cidade de São Paulo, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (IPC-Fipe), deve encerrar setembro próximo de 0,13%, mesma taxa vista na primeira quadrissemana, calcula o coordenador do indicador, Guilherme Moreira.

continua após publicidade

Para setembro, a expectativa é que o grupo Alimentação, principal influência negativa de agosto, retorne a terreno positivo já na segunda quadrissemana, e deve encerrar o mês com alta próxima de 0,26%. Segundo Moreira, o grupo reduziu o ímpeto de queda entre o encerramento de agosto e a primeira quadrissemana de setembro. "Era prevista uma queda de 0,95% e veio recuo de 0,25%", pontua.

Moreira chama atenção para o efeito das queimadas, que tiveram um impacto pontual na cana-de-açúcar. A seca, diz, é um risco a ser monitorado, uma vez que ela afeta a produção de alimentos. "Esse impacto nos in natura, principalmente nas frutas e verduras, é mais em função da seca e do clima seco do que da queimada em si", explica.

continua após publicidade

Em setembro, segundo Moreira, também será observada uma maior contribuição positiva de Despesas Pessoais (0,36% para 0,41%) no índice, refletindo o aumento de cotações por viagens e excursões para o período de dezembro. "Foi a quarta maior contribuição desta quadrissemana, com 0,14 ponto porcentual de contribuição", diz.

Por outro lado, o grupo de Habitação, mesmo com a mudança da bandeira verde para vermelha 1 em setembro, deve fechar o mês próximo de zero, porque outros fatores irão compensar a alta de energia elétrica residencial.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Alimentação deve fechar setembro em 0,26%, diz Guilherme Moreira, da Fipe"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!