MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Alcolumbre fala em 'tempos desafiadores', mas defende multilateralismo no comércio

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), defendeu, nesta quinta-feira, 5, o multilateralismo no comércio e afirmou que só assim o mundo conseguirá atingir a prosperidade econômica. "Vivemos tempos desafiadores. O Brics tem defendido o sistema m

Pepita Ortega, Victor Ohana e Naomi Matsui (via Agência Estado)

·
Escrito por Pepita Ortega, Victor Ohana e Naomi Matsui (via Agência Estado)
Publicado em 05.06.2025, 17:30:00 Editado em 05.06.2025, 17:40:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), defendeu, nesta quinta-feira, 5, o multilateralismo no comércio e afirmou que só assim o mundo conseguirá atingir a prosperidade econômica. "Vivemos tempos desafiadores. O Brics tem defendido o sistema multilateral, aberto e não discriminatório, baseado na OMC. São muitos os desafios globais, mas só através do respeito a regras internacionais que encontraremos a prosperidade", afirmou.

continua após publicidade

As declarações ocorreram durante discurso de encerramento do 11º Fórum Parlamentar do Brics e vem em um momento em que autoridades de diversos países criticam a política unilateralista do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Alcolumbre afirmou que o "Brics é uma força inegável no cenário mundial" e disse que há uma ideia para um parlamento próprio para o Brics. Também defendeu uma participação maior de mulheres nos parlamentos do bloco.

continua após publicidade

O presidente do Senado afirmou que as prioridades do bloco devem ser o fortalecimento da cooperação em saúde global, a promoção de um comércio internacional justo e inclusivo, uma governança de inteligência artificial, o enfrentamento das mudanças climáticas e o desenvolvimento institucional do Brics.

Neste ano, o Brasil é o presidente do Brics e promoverá o encontro anual de chefes de Estado no Rio de Janeiro, em 6 e 7 de julho. Compõem o bloco os seguintes países: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "Alcolumbre fala em 'tempos desafiadores', mas defende multilateralismo no comércio"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!