MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Alcolumbre: Decisão do senado é votar hoje PL dos transportes

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), decidiu incluir de última hora na pauta desta terça-feira, 15, a votação do projeto que altera o modelo de concorrência no transporte rodoviário. Conforme o Broadcast Político revelou, a proposta acaba ben

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.12.2020, 21:54:00 Editado em 16.12.2020, 20:28:55
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), decidiu incluir de última hora na pauta desta terça-feira, 15, a votação do projeto que altera o modelo de concorrência no transporte rodoviário. Conforme o Broadcast Político revelou, a proposta acaba beneficiando o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), candidato de Alcolumbre para a presidência da Casa em 2021.

continua após publicidade

Pacheco emplacou uma indicação para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na esteira das negociações para a votação do projeto de lei. O advogado e ex-deputado estadual Arnaldo Silva Júnior, que trabalha no gabinete de Pacheco, foi aprovado pela Comissão de Infraestrutura do Senado. A indicação ainda passará pelo plenário para a nomeação ser oficializada.

O senador por Minas Gerais foi um dos que travou uma disputa com o Ministério da Infraestrutura para manter as regras que impedem a concorrência no transporte interestadual de passageiros. Empresas que atuam há anos no setor são contra a abertura do mercado, que se dá pela mudança do regime de permissões, com licitação, para o de autorizações, em que qualquer empresa pode atuar livremente nas linhas em que tiver interesse.

continua após publicidade

Em um acordo com a Infraestrutura, o relator do projeto, Acir Gurgacz (PDT-RO), alterou o parecer para manter o regime de autorização, porém, com critérios técnicos, permitindo esse modelo para prestação não regular de serviços de transporte terrestre coletivo de passageiros, vedada a intermediação e a venda individual de bilhete de passagem. Na prática, a redação ficou mais próxima do que defendia o governo.

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) pediu para incluir na sessão do Senado desta terça-feira, 15. A discussão acabou antecipando a disputa pela presidência do Senado.

Líder da bancada do MDB e apontado como possível candidato, Eduardo Braga (AM) afirmou que os senadores não poderiam votar uma proposta simbolicamente em nome dos parlamentares ausentes. No momento da discussão, o plenário estava esvaziado.

continua após publicidade

De acordo com Alcolumbre, seria uma "injustiça" não votar o PL dos transportes hoje. Ele sugeriu a votação da proposta que cria a Comenda Santa Dulce dos Pobres, apresentada pelo senador Eduardo Girão (Pode-CE), que faz oposição interna ao atual chefe do Legislativo.

O líder do governo também tentou incluir o novo marco legal das ferrovias na pauta. A manobra causou reação de colegas. O próprio relator do projeto, Jean Paul Prates (PT-RN), afirmou que não era a melhor opção votar a medida nesta terça-feira, 15. Jayme Campos (DEM-MT) se posicionou contra a votação a toque de caixa do projeto e criticou o governo pela demora nas obras de extensão da Ferronorte, em Mato Grosso, e por priorizar uma ferrovia, a Ferrogrão, nos projetos. "Até agora, o ministro Tarcísio (de Freitas), por incrível que pareça, só botou rosto ruim, só colocou pau na estrada."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Alcolumbre: Decisão do senado é votar hoje PL dos transportes"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!