MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Alckmin sobre tarifas dos EUA para aço: da outra vez que isso foi feito, houve cotas

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse nesta segunda-feira, 10, que o governo brasileiro acredita no diálogo ao comentar o anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Amanda Pupo (via Agência Estado)

·
Escrito por Amanda Pupo (via Agência Estado)
Publicado em 10.02.2025, 16:30:00 Editado em 10.02.2025, 16:37:56
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse nesta segunda-feira, 10, que o governo brasileiro acredita no diálogo ao comentar o anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifas de 25% sobre o aço e o alumínio vendido aos EUA. Ele relembrou que, no passado, em situação similar, houve o estabelecimento de cotas de exportação do produto brasileiro aos norte-americanos.

continua após publicidade

"Olha, vamos aguardar porque nós acreditamos muito no diálogo. Isso já aconteceu antes, mas houve cotas, foram estabelecidas cotas. A parceria Brasil-Estados Unidos é equilibrada, é um ganha-ganha, nós exportamos para eles, eles exportam para nós, ganha a população", disse Alckmin, a jornalistas após visitar a planta da Bionovis, em Valinhos (SP).

Alckmin não deu detalhes, mas as cotas para a exportação de aço brasileiro foram estabelecidas em 2018, fruto de uma negociação do governo brasileiro quando, em seu primeiro mandato, Trump anunciou a tarifa de 25% sobre os produtos siderúrgicos que entram nos Estados Unidos.

continua após publicidade

Para aço semiacabado, a cota foi de foi de 3,5 milhões de toneladas e, para o produto acabado (aços longos, planos, inoxidáveis e tubos) foi de 543 mil toneladas.

Nesta segunda, Alckmin buscou destacar a relação histórica entre os EUA e o Brasil, de 200 anos. "Nós exportamos US$ 40,2 bilhões para os Estados Unidos, importante, que são valor agregado, avião, automóvel, enfim, e eles exportam para nós até um pouco mais, US$ 40,5 bilhões de dólares (...) Vamos aguardar ainda essa questão da taxação. Da outra vez que isso foi feito, teve cotas. A nossa disposição é sempre a de colaboração, parceria em benefício das nossas populações", respondeu o vice.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Alckmin sobre tarifas dos EUA para aço: da outra vez que isso foi feito, houve cotas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!