MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Alckmin se disse 'entusiasta' de sugestão de acordo comercial entre Japão e Mercosul

O presidente em exercício Geraldo Alckmin se reuniu, nesta terça-feira, 11, com empresários brasileiros e japoneses para tratar sobre o estreitamento da relação entre Brasil e Japão. Dentre os temas tratados, foi sugerido um acordo comercial entre Japão e

Sofia Aguiar (via Agência Estado)

·
Escrito por Sofia Aguiar (via Agência Estado)
Publicado em 11.04.2023, 21:25:00 Editado em 11.04.2023, 21:31:54
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente em exercício Geraldo Alckmin se reuniu, nesta terça-feira, 11, com empresários brasileiros e japoneses para tratar sobre o estreitamento da relação entre Brasil e Japão. Dentre os temas tratados, foi sugerido um acordo comercial entre Japão e Mercosul. De acordo com nota divulgada pelo governo, Alckmin "se disse entusiasta" da ideia.

continua após publicidade

O encontro foi com representantes do Grupo de Notáveis (Wise Group) para uma Parceria Econômica Estratégica Brasil-Japão. Do lado brasileiro, a comitiva foi liderada pelo empresário Eduardo Eugênio Gouveia Vieira, que preside a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro e, do lado japonês, por Masami Ijima, conselheiro da Mitsui. Segundo nota divulgada, foi entregue a Alckmin um documento com uma série de sugestões para o estreitamento das relações entre Brasil e Japão.

Com representantes de grandes empresas japonesas, como Nippon Steel, Toyota, Mitsui Group e Japan Bank, o grupo de empresários sugeriu o início das negociações para um acordo comercial entre Japão e Mercosul. De acordo com a nota, Alckmin "se disse entusiasta do acordo." O vice-presidente também é ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

continua após publicidade

Outro tema debatido no encontro foi a destinação de investimentos na geração de fontes de energia limpa. "Alckmin destacou o potencial do Brasil para receber investimentos e a vocação do País na área de energia renovável e em outros setores industriais. Ele lembrou que o presidente Lula está comprometido com a sustentabilidade e a proteção ao meio ambiente", publicou a nota.

Ainda de olho no estreitamento da relação entre os países, também foi sugerida a dispensa de visto de turista para entrada de brasileiros e japoneses nos dois países. Segundo o Palácio do Planalto, o presidente em exercício "se mostrou simpático à ideia".

O mesmo documento com as pautas abordadas e sugestões em prol de uma maior proximidade entre os dois países também será entregue ao governo japonês.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Alckmin se disse 'entusiasta' de sugestão de acordo comercial entre Japão e Mercosul"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!