MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Alckmin diz que Brasil precisa reconquistar mercados de países vizinhos

O vice-presidente Geraldo Alckmin disse nesta quinta-feira (13) que o Brasil precisa reconquistar os mercados de países vizinhos. "A América Latina é onde conseguimos vender produtos com maior valor agregado", declarou. De acordo com Alckmin, o País ficou

Caio Spechoto (via Agência Estado)

·
Escrito por Caio Spechoto (via Agência Estado)
Publicado em 13.07.2023, 10:17:00 Editado em 13.07.2023, 10:23:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O vice-presidente Geraldo Alckmin disse nesta quinta-feira (13) que o Brasil precisa reconquistar os mercados de países vizinhos. "A América Latina é onde conseguimos vender produtos com maior valor agregado", declarou. De acordo com Alckmin, o País ficou caro antes de ficar rico, tanto para quem vive no Brasil quanto para quem exporta. Ele disse que é necessária uma agenda de competitividade econômica, mas que não há "bala de prata". Ele defendeu agir nas causas dos problemas econômicos.

continua após publicidade

O vice-presidente disse que a carga tributária no País é elevada, mas argumentou que o que é possível fazer no momento é simplificar o sistema. Disse que para isso serve a reforma em discussão no Congresso e repetiu que é importante desonerar investimentos e exportações para incentivar a atividade.

Segundo Alckmin, tanto Câmara quanto Senado estão dando demonstrações de que entenderam que as reformas são importantes para o País. O vice-presidente também mencionou a nova regra fiscal, que deve concluir sua tramitação no Legislativo em agosto. Segundo ele, é um projeto importante para permitir a baixa dos juros.

continua após publicidade

Alckmin reforçou ainda a meta do governo em acabar com o déficit primário no próximo ano e, depois, ter superávits seguidos. O foco, segundo ele, é crescer para a relação dívida/PIB baixar. Assim seria possível um avanço sustentável na economia, sem "voo de galinha".

Ele também disse que a reforma política feita em nos últimos anos, com instauração da cláusula de barreira, é importante para melhorar a governabilidade porque vai diminuir o número de partidos. Sem a redução da quantidade de legendas, os presidentes da República "passam apertado", de acordo com o vice-presidente, que considerou que partidos programáticos ajudam a governar.

Alckmin participa do evento Siscomércio, realizado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "Alckmin diz que Brasil precisa reconquistar mercados de países vizinhos"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!