MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Alckmin afirma que EUA dão exemplo ruim com protecionismo, que é coisa antiga

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, voltou a avaliar como negativa a elevação de tarifas de importação pelos Estados Unidos e reafirmou o compromisso do Brasil com o multilateralismo e o livre comércio. As declarações foram dadas em entrevist

Leandro Silveira (via Agência Estado)

·
Escrito por Leandro Silveira (via Agência Estado)
Publicado em 07.06.2025, 16:25:00 Editado em 07.06.2025, 16:35:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, voltou a avaliar como negativa a elevação de tarifas de importação pelos Estados Unidos e reafirmou o compromisso do Brasil com o multilateralismo e o livre comércio. As declarações foram dadas em entrevista coletiva durante visita à Mistercryl, em Brasília.

continua após publicidade

"É ruim para todo mundo", afirmou Alckmin, explicando que o aumento das tarifas "encarece os produtos", atingindo também os Estados Unidos, com aumento da inflação e do custo dos produtos.

Para ele, o protecionismo norte-americano representa um "exemplo ruim, na medida em que promove um protecionismo, que é coisa antiga, ultrapassada."

continua após publicidade

Alckmin defendeu que o Brasil não é um problema para os Estados Unidos, que possuem um déficit comercial bilionário com o mundo, mas um superávit com o Brasil. "Dos dez produtos que eles mais exportam para o Brasil, em oito o imposto de importação é zero", ressaltou.

O vice-presidente também destacou o esforço do governo brasileiro para fortalecer acordos comerciais globais, especialmente o Mercosul-União Europeia.

"O presidente Lula está na França. Um dos objetivos é acelerar o acordo Mercosul-União Europeia. A gente espera até o fim do ano assinar esse acordo", afirmou Alckmin.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Alckmin afirma que EUA dão exemplo ruim com protecionismo, que é coisa antiga"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!