MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Ajuste no regime de meta de inflação foi feito para ancorar melhor expectativas, diz Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ressaltou nesta quarta-feira, 22, que o governo conseguiu colocar a inflação dentro da banda no ano passado. Ele disse ainda que a equipe econômica promoveu mudanças no regime de meta de inflação para ancorar melhor

Fernanda Trisotto e Giordanna Neves (via Agência Estado)

·
Escrito por Fernanda Trisotto e Giordanna Neves (via Agência Estado)
Publicado em 22.05.2024, 13:30:00 Editado em 22.05.2024, 13:35:38
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ressaltou nesta quarta-feira, 22, que o governo conseguiu colocar a inflação dentro da banda no ano passado. Ele disse ainda que a equipe econômica promoveu mudanças no regime de meta de inflação para ancorar melhor as expectativas. A declaração foi dada durante audiência na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados.

continua após publicidade

Apesar de ter anunciado em junho do ano passado que publicaria o decreto alterando o regime de meta de inflação anual para o modelo de meta contínua a partir de 2025, isso não foi feito até o momento. Em entrevista ao Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), o ministro disse que a Fazenda não trabalha com prazo para publicação deste decreto. Caso a nova regulamentação da meta contínua não seja publicada até o fim de junho, o Conselho Monetário Nacional (CMN) precisará definir na reunião do próximo mês a meta de inflação anual para 2027.

Durante a audiência, o ministro reconheceu que há desafio global para a inflação, mas disse não fugir à responsabilidade.

continua após publicidade

Ele também elogiou os trabalhos conduzidos pelo Banco Central. "O BC fez um trabalho melhor do que ele próprio considera, porque a inflação de 2022 seria maior do que 8%", disse.

Haddad também repetiu que, se for levado em consideração o trabalho feito pelas autoridades monetária e fiscal, o Brasil poderá ter trajetória "ainda melhor" sem abdicar do controle das contas públicas e cumprimento das metas fiscais.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Ajuste no regime de meta de inflação foi feito para ancorar melhor expectativas, diz Haddad"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!