Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Ajay Banga assume presidência do Banco Mundial para mandato de 5 anos, substituindo Malpass

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Ajay Banga tomou posse nesta sexta-feira como presidente do Banco Mundial, substituindo David Malpass para um mandato de cinco anos. Ex-CEO da Mastercard, Banga foi indicado pelos Estados Unidos e era o único candidato ao posto. O presidente se encontrou com a secretária do Tesouro americano, Janet Yellen, antes de assumir o cargo.

Na ocasião, Yellen expressou o seu forte desejo de continuar colaborando em proximidade com Banga na evolução de bancos multilaterais de desenvolvimento (MDBs), como o Banco Mundial, segundo comunicado da pasta. Isso incluiria aumentar a quantidade de capital privado mobilizado para os objetivos de desenvolvimento global, disse o governo.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A secretária reiterou a necessidade de continuar apoiando os países-membros mais pobres do Banco Mundial à medida que enfrentam várias crises, a exemplo dos "ventos contrários macroeconômicos globais contínuos exarcebados pela guerra da Rússia na Ucrânia".

Banga nasceu na Índia e tem cidadania americana. Ele também é ex-presidente do Conselho Empresarial EUA-Índia (USIBC) e foi ainda presidente da Câmara de Comércio Internacional (ICC, na sigla em inglês).

O novo dirigente foi uma indicação do governo do presidente Joe Biden, e substitui David Malpass, que havia sido apontado pelo ex-presidente Donald Trump.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline