MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

AIE: oferta abaixo do esperado da Opep+ tende a aumentar volatilidade do petróleo

Crônicas questões de oferta entre grandes produtores de petróleo podem ampliar a volatilidade nos mercados de energia e impulsionar ainda mais os preços da commodity, segundo avaliação da Agência Internacional de Energia (AIE).Em relatório mensal publicad

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.02.2022, 08:02:00 Editado em 11.02.2022, 08:08:53
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Crônicas questões de oferta entre grandes produtores de petróleo podem ampliar a volatilidade nos mercados de energia e impulsionar ainda mais os preços da commodity, segundo avaliação da Agência Internacional de Energia (AIE).

continua após publicidade

Em relatório mensal publicado nesta sexta-feira, 11, a AIE ressalta que a falha por integrantes da Opep+ - formada pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e aliados - de cumprir promessas de ampliar a oferta ajudou a impulsionar os preços da commodity aos maiores níveis desde 2014.

Em janeiro, a produção da Opep+ ficou 900 mil barris por dia (bpd) abaixo de sua meta, e há sinais de que o déficit está se agravando, o que provavelmente intensificará o aperto no mercado, alerta a AIE.

continua após publicidade

No documento, a AIE prevê que a oferta global de petróleo crescerá 6,3 milhões de barris em 2022 se a Opep+ reverter totalmente os cortes que implementou anos atrás em sua produção. Em sua última reunião, na semana passada, a Opep+ manteve a estratégia de aumentar sua oferta em 400 mil bpd em março.

No mês passado, a oferta global de petróleo teve expansão de 560 mil bpd, a 98,7 milhões de bpd, conforme estimativa da AIE.

Ainda no relatório, a AIE cortou sua previsão de alta na demanda global por petróleo em 2022 em 100 mil bpd, a 3,2 milhões de bpd.

A AIE informou também que os estoques de petróleo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sofreram redução de 60 milhões de barris em dezembro, a 2,68 bilhões de barris, atingindo o menor nível em sete anos. Dados preliminares sugerem que houve nova queda em janeiro, de 13,5 milhões de barris. Fonte: Dow Jones Newswires.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "AIE: oferta abaixo do esperado da Opep+ tende a aumentar volatilidade do petróleo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!