Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

AIE eleva previsão para demanda global por petróleo após recorde na China

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A demanda por petróleo na China está avançando em ritmo mais forte do que o esperado, ameaçando apertar os mercados da commodity e impulsionar seus preços, à medida que a oferta mostra dificuldades para acompanhar o ritmo do consumo, segundo avaliação da Agência Internacional de Energia (AIE).

Em relatório mensal publicado nesta terça-feira, 16, a AIE destaca o contraste cada vez maior entre a crescente demanda por petróleo no mundo em desenvolvimento e o fraco consumo na Europa e na América do Norte, onde as perspectivas econômicas são mais sombrias.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A AIE, que tem sede em Paris, também aponta uma crescente desconexão entre os preços do petróleo - que caíram aos níveis mais baixos em cerca de 16 meses nas últimas semanas - e expectativas de que demanda forte e oferta limitada provocarão um déficit acentuado que, segundo muitos analistas, irão impulsionar os preços da commodity.

No documento, a AIE elevou sua previsão para o aumento na demanda global por petróleo em 2023 em 200 mil barris por dia (bpd), a 2,2 milhões de bpd. Isso significa que o consumo mundial deverá chegar a 102 milhões de bpd este ano, 100 mil bpd a mais do que projetado anteriormente.

Segundo a AIE, a demanda chinesa atingiu patamar recorde de 16 milhões de bpd em março e apenas a China será responsável por 60% do acréscimo no consumo global este ano.

publicidade

Ao mesmo tempo, a AIE reiterou sua expectativa de que a oferta global de petróleo atinja 101,1 milhões de bpd em 2023. Fonte: Dow Jones Newswires.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline