MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Agosto registra avanço da produção industrial e do número de empregados, aponta CNI

Tanto a produção industrial quanto o número de empregados no setor registraram avanço em agosto na comparação com julho, aponta a Sondagem Industrial divulgada nesta quarta-feira, 18, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O índice de evolução da

Amanda Pupo (via Agência Estado)

·
Escrito por Amanda Pupo (via Agência Estado)
Publicado em 18.09.2024, 12:54:00 Editado em 18.09.2024, 12:59:36
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Tanto a produção industrial quanto o número de empregados no setor registraram avanço em agosto na comparação com julho, aponta a Sondagem Industrial divulgada nesta quarta-feira, 18, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O índice de evolução da produção industrial atingiu 52,2 pontos no mês passado. Como ficou acima dos 50 pontos, o indicador do mês sinaliza que houve expansão da produção frente a julho.

continua após publicidade

"É o segundo mês consecutivo de alta de produção - o índice de julho de 2024 também ficou acima dos 50 pontos", afirmou a CNI. Por outro lado, as expectativas mostraram uma redução do otimismo em setembro sobre a demanda e as compras de matérias-primas.

Segundo a entidade, o crescimento da produção de agosto foi puxado pelas médias e grandes empresas, já que os índices para as firmas desses portes ficaram acima de 50 pontos, enquanto o indicador para indústrias de pequeno porte ficou abaixo dessa linha, o que supõe um recuo da produção nessas empresas. "Entre as regiões do País, todos os índices encontram-se acima da linha divisória de 50 pontos", assinalou a confederação.

continua após publicidade

Já o índice de evolução do número de empregados em agosto atingiu 50,7 pontos, um avanço também puxado pelas médias e grandes empresas, com redução no emprego industrial no Norte e Sudeste, mas avanço nas demais regiões.

A capacidade instalada também apresentou números positivos. A utilização pela indústria atingiu 72% em agosto, após avançar 1 ponto porcentual (p.p.) frente a julho. "A UCI permanece em patamar elevado em agosto: no mês, o porcentual de utilização da capacidade instalada ultrapassa a média histórica dos meses de agosto da série, indicando utilização mais intensa da capacidade instalada do setor. A UCI se mantém acima da média histórica mensal há quatro meses", diz a CNI.

No caso das perspectivas sobre setembro, que revelaram uma moderação do otimismo, o índice de expectativa de demanda atingiu 57,7 pontos em setembro de 2024, após recuar 0,6 ponto frente a agosto. "Embora o recuo tenha sido observado em empresas de todos os portes, todos os índices permanecem em patamar otimista", observou a CNI. No mês, apenas a perspectiva sobre quantidade exportada avançou, enquanto a expectativa sobre o número de empregados no setor se manteve estável.

Por outro lado, o indicador de intenção de investimento avançou em setembro, atingindo 58,1 pontos no mês, após avançar 0,3 ponto frente a agosto. O índice se posiciona 6,0 pontos acima da média histórica da série, de 52,1 pontos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Agosto registra avanço da produção industrial e do número de empregados, aponta CNI"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!