Mais lidas

    Economia

    Economia

    Acordo do Mercosul com a União Europeia é o mais ambicioso

    Escrito por Da Redação
    Publicado em 01.05.2021, 13:20:00 Editado em 01.05.2021, 13:28:39
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

    Um dos projetos mais ambiciosos do Mercosul é o acordo comercial com a União Europeia (UE), que demorou duas décadas para ser costurado e agora aguarda o aval dos Parlamentos de todos os países dos dois blocos comuns para ser revisado e entrar em vigor.

    Geopolítica, protecionismo, questões ambientais e agrícolas, no entanto, são alguns dos entraves vistos atualmente para que o consenso entre as duas partes saia definitivamente do papel. A solução mais recente apontada para o impasse é o comprometimento, por meio de um documento extra ao tratado, sobre as questões ambientais, tidas como mais sensíveis.

    O texto já começou a ser elaborado pela Comissão Europeia e, pelas previsões do vice-presidente executivo da instituição e comissário do Comércio da UE, Valdis Dombrovskis, o acordo pode passar pelo crivo dos parlamentares dos países do bloco europeu até o fim do ano com a sua ratificação podendo ocorrer ao longo de 2022. "Esperamos uma aprovação, mas há preocupação com a sustentabilidade. E essas questões precisam ser tratadas."

    "Infelizmente, eventos recentes revelaram notícias negativas sobre a condução ambiental na América Sul, e temos de ter em mente que economia e sustentabilidade fazem parte desse acordo e não podem ser tratados de forma isolada", afirmou Dombrovskis ontem em evento virtual organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

    O ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto de Franco França, reforçou no mesmo seminário que o País está aberto a essa possibilidade. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    Gostou desta matéria? Compartilhe!

    Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Acordo do Mercosul com a União Europeia é o mais ambicioso"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.