MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Acordo com Senai inaugura nova era no Brasil através do RN, diz presidente da Petrobras

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou que o acordo firmado nesta sexta-feira, 16, com o Senai-RN, para estudos do potencial da região da Margem Equatorial para projetos eólicos offshore, "inaugura uma nova era no Brasil através do Rio Grand

Denise Luna (via Agência Estado)

·
Escrito por Denise Luna (via Agência Estado)
Publicado em 16.06.2023, 14:45:00 Editado em 16.06.2023, 14:50:28
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou que o acordo firmado nesta sexta-feira, 16, com o Senai-RN, para estudos do potencial da região da Margem Equatorial para projetos eólicos offshore, "inaugura uma nova era no Brasil através do Rio Grande do Norte". A parceria pretende detalhar o potencial da região, que preliminarmente indica uma capacidade instalada de 51 gigawatts.

continua após publicidade

Ele lembrou que o Rio Grande do Norte é líder na geração de energia eólica em terra e tem tudo para sair na frente na nova tecnologia que promete aumentar expressivamente a geração de energia no País.

De acordo com Prates, os investimentos em eólica offshore no Brasil podem atingir R$ 300 bilhões nos próximos 30 anos, e o Norte e Nordeste podem liderar esse movimento, assim como da produção de hidrogênio verde, que precisa de energia limpa para ser produzida.

continua após publicidade

"Os projetos (hidrogênio verde) serão logicamente acoplados à geração eólica offshore", disse Prates.

Ex-senador pelo Rio Grande do Norte, Prates havia prometido no início da sua gestão na Petrobras que a empresa permaneceria no Estado e no Ceará, apesar dos desinvestimentos feitos pelo governo Bolsonaro, que concentrou as atividades da empresa no Sudeste.

Ele anunciou que na segunda-feira, 19, será reinaugurada a sede da Petrobras em Natal (RN).

continua após publicidade

Além disso, será criado um centro de excelência junto com o Senai-RN para ampliar os estudos para instalação de parques eólicos offshore.

Ele voltou também a afirmar que a estatal vai continuar investindo forte na exploração e produção de petróleo, o que será fundamental para financiar a transição energética.

"O petróleo que a gente está usando no presente vai gerar recursos para a transição energética", disse em entrevista coletiva online após o lançamento da parceria com o Senai-RN.

continua após publicidade

A Petrobras e o Senai do Rio Grande do Norte assinaram, nesta sexta-feira protocolo de intenções para desenvolver ações e estratégias voltadas à transição energética, energias renováveis e descarbonização no Brasil.

Um dos possíveis desdobramentos será a ampliação e o aprofundamento do mapeamento do potencial eólico offshore na Margem Equatorial Brasileira.

O documento estabelece ainda o compromisso da criação de um Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) de referência para pesquisa e desenvolvimento desses setores.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Acordo com Senai inaugura nova era no Brasil através do RN, diz presidente da Petrobras"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!