MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

'A Vale não pode pensar que é dona do Brasil', diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira, 27, que a Vale "não pode pensar que é dona do Brasil" e que "as empresas brasileiras precisam estar de acordo com o entendimento de desenvolvimento do governo brasileiro". Ele deu as declaraç

Caio Spechoto e Matheus de Souza (via Agência Estado)

·
Escrito por Caio Spechoto e Matheus de Souza (via Agência Estado)
Publicado em 28.02.2024, 10:19:00 Editado em 28.02.2024, 10:24:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira, 27, que a Vale "não pode pensar que é dona do Brasil" e que "as empresas brasileiras precisam estar de acordo com o entendimento de desenvolvimento do governo brasileiro". Ele deu as declarações em entrevista àRedeTV!, que foi gravada pela manhã e transmitida na noite de terça.

continua após publicidade

Lula foi questionado sobre as notícias de que tentou emplacar o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega na presidência da empresa e sobre como acompanha a sucessão no comando da Vale. Lula disse que não discute o assunto, mas a "questão mineral" do Brasil, e afirmou que pretende ter uma nova política para a área.

Como mostrou oEstadão, a tentativa de interferência do governo na sucessão da Vale produziu uma divisão entre os acionistas da companhia que paralisou a decisão sobre quem vai presidir uma das maiores empresas do País.

continua após publicidade

Lula mencionou problemas causados por empreendimentos da Vale, como o rompimento da barragem em Brumadinho (MG) e disse que a empresa precisa ter responsabilidade. "Não é o Brasil que é da Vale, é a Vale que é do Brasil", declarou o presidente da República.

O petista disse que a empresa, a maior companhia privada do Brasil e uma das maiores mineradoras do mundo, tem vendido mais ativos do que minério de ferro. "O potencial do Brasil tem que ser explorado, e a Vale não pode ter monopólio", afirmou o presidente.

Lula também defendeu subsídios para fortalecer a indústria. Mencionou que os Estados Unidos criaram uma política nacional para renovar seu parque industrial. O presidente afirmou que quer construir um complexo industrial de saúde e falou em uma política que faça a indústria voltar a ser de 20% a 25% do PIB brasileiro.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "'A Vale não pode pensar que é dona do Brasil', diz Lula"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!