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5 dicas de marketing digital que todo iniciante deve saber

Quer divulgar seu negócio no ambiente digital, mas não sabe exatamente por onde começar? Acompanhe as dicas abaixo e descubra como criar e divulgar uma campanha para aumentar suas vendas.A pandemia acelerou a digitalização de muitas empresas e aumentou

Da Redação

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5 dicas de marketing digital que todo iniciante deve saber
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Escrito por Da Redação
Publicado em 08.11.2021, 08:00:00 Editado em 03.11.2021, 17:18:45
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Quer divulgar seu negócio no ambiente digital, mas não sabe exatamente por onde começar? Acompanhe as dicas abaixo e descubra como criar e divulgar uma campanha para aumentar suas vendas.

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A pandemia acelerou a digitalização de muitas empresas e aumentou o consumo das pessoas na internet. Um relatório da NeoTrust apontou que, na comparação com 2020, houve um aumento de 72,2% entre janeiro e março no e-commerce brasileiro. Isso representa cerca de R$ 35 bilhões em vendas apenas nos três primeiros meses do ano.

Enquanto as pessoas aumentam o seu consumo online, as empresas estão na corrida pela digitalização ao mesmo tempo que surgem novos negócios e a aquisição de banda larga é uma das primeiras decisões. Dados da Vivo Empresas mostram um aumento de 50% no volume de vendas de internet para empresas no segundo trimestre de 2021, na comparação com o mesmo período do ano passado.

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Empresas de diversos setores e indústrias, inclusive as empresas varejistas, apostam na digitalização para alavancar os seus negócios.

A boa notícia é que no ambiente online existem oportunidades para todo mundo que deseja empreender. Isso significa que com pouco investimento também é possível iniciar uma empresa online.

Mas, como vender o meu produto ou serviço pela internet? Acompanhe as dicas abaixo e conheça algumas estratégias de marketing digital que podem ajudar a atrair clientes para o seu negócio. Confira!

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1. Conheça o público-alvo e sua jornada de compra

A regra de ouro do marketing é conhecer o seu cliente e entender quais são suas dores e necessidades. Para isso, é preciso descobrir quem é o público-alvo e suas principais características (dados demográficos e psicográficos). Quanto mais dados, mais assertiva será a sua campanha.

Com essas informações será possível oferecer exatamente o que ele precisa. E, para comunicar a sua marca, produto ou serviço no momento mais propício, a jornada de compra fará total diferença.

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A jornada de compra é o caminho que um potencial cliente percorre até o momento da compra. Para achar essas informações, é preciso estudar o comportamento do consumidor e criar algumas personas (perfil fictício de uma pessoa com as características do público-alvo) que auxiliarão na hora de criar as campanhas.

Para criar esse estudo de forma simples - com poucos recursos -, uma saída é criar um formulário de pesquisa online e divulgá-lo na sua rede, por exemplo. Quanto mais pessoas responderem, melhor será a sua análise.

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Em resumo: descubra quem é o seu público-alvo, conheça suas dores e necessidades e crie uma ou mais persona (pessoa fictícia) baseada nessas informações. Esse será o suporte para todas as campanhas.

2. Esteja nas redes que seu público está

Um erro muito comum de quem está iniciando um negócio online é criar um perfil para a marca em cada rede social. Além de demandar tempo para manter a atualização de todas as redes, a estratégia pode ser ineficiente se não for um canal de comunicação com o público-alvo.

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No estudo do perfil do consumidor e da jornada de compra é possível descobrir em quais ambientes online o seu público percorre. Sua marca só precisa estar onde o seu potencial cliente costuma estar.

Mas, não basta ter um perfil, é preciso criar conteúdos consistentes para comunicar sua marca em diversos momentos da jornada do consumidor. O que também não significa fazer uma postagem a cada hora.

3. Utilize diversos formatos de conteúdo

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Explore diversos formatos de conteúdo para comunicar sua marca, produto ou serviço. Além dos formatos tradicionais de imagem e vídeo, você pode explorar as ferramentas de cada plataforma. Estude o que cada rede tem a oferecer e explore da melhor forma possível.

Um exemplo que tem ganhado muita força com a pandemia são as transmissões ao vivo (live streaming). Muitas marcas têm usado esse formato para diversas estratégias desde divulgar um produto até discutir assuntos mais sociais.

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Atenção! A internet pode fazer a diferença nas lives

Entretanto, um dos erros que muitos iniciantes cometem é a falta de suporte durante as transmissões causando instabilidade, travamentos e até a queda da conexão. Para evitar esse problema, é preciso ter uma internet de boa qualidade. A mais indicada para qualquer tipo de negócio é a banda larga com fibra para empresas.

Pensando no suporte para o pequeno empreendedor, a Vivo disponibiliza pacotes especiais de internet fibra para empresas de todos os portes com opções que acompanham a maquininha da PagSeguro. Além disso, a empresa aposta no Vivo Valoriza Empresas, que é um programa de vantagens e benefícios exclusivos em parceria com outras empresas.

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Explore os formatos de conteúdo e descubra os momentos em que o consumidor costuma estar online. Uma estratégia é fazer alguns testes de postagens durante o dia e analisar depois em quais momentos tiveram mais interações. Procure também impulsionar algumas campanhas para aumentar o alcance da sua marca.

4. Impulsione suas campanhas de forma estratégica

É possível atingir alguns resultados em uma campanha de forma orgânica, ou seja, as pessoas que curtem e acompanham a sua página podem ver a publicação e engajar com a sua marca. Entretanto, a maioria das redes sociais não entregam o conteúdo para todos da sua rede, então o processo para atingir seus objetivos pode ser bem lento.

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Para potencializar os resultados é preciso impulsionar suas campanhas. Dessa forma, é possível atingir um número maior de pessoas e entregar o seu conteúdo para potenciais clientes. O segredo de uma campanha impulsionada - além de um bom conteúdo - é segmentar de forma estratégica a sua base.

A pesquisa sobre o seu público-alvo faz toda a diferença nessa etapa. A campanha deve ser criada de acordo com as informações levantadas durante o estudo. Impulsione sua campanha de acordo com os dados psicográficos e demográficos em diferentes momentos da jornada de compra.

Não esqueça de criar um início e um fim para a sua campanha e o mais importante: analisar os resultados. A primeira campanha é a base para as próximas, pois será possível identificar e corrigir os erros.

5. Tenha um planejamento e crie um cronograma

A consistência é um dos fatores que define o sucesso de um negócio. É importante planejar cada ação de forma estratégica, mas criar um cronograma para a sua execução e análise dos resultados faz toda a diferença.

Nessa etapa, é importante entender a capacidade do negócio para as estratégias online. A pessoa responsável vai dividir o tempo com outras tarefas? Definir esse tipo de detalhe ajuda a desenvolver um cronograma que seja colocado em prática dentro da capacidade da empresa.

Defina os horários das publicações, que tipo de conteúdo será publicado, quantas vezes por dia/semana/mês, quem será responsável e não esqueça das datas sazonais. O importante é criar um cronograma que seja possível ser seguido.

Dica bônus: está se preparando para a Black Friday 2021? Leia também sobre como usar a tecnologia para alavancar suas vendas online.

Colocando essas dicas em prática é possível iniciar os primeiros passos para divulgar o seu negócio online. Não esqueça: conheça seu público, esteja nas redes certas, explore os formatos de conteúdo, impulsione suas campanhas, crie um cronograma e tenha consistência e disciplina. Analise os resultados e prepare a próxima campanha de acordo com os pontos a melhorar.

*Fabio Mori é Diretor de Canais Digitais na Vivo

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