MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Fiscalização centralizada do setor de carnes vai dividir país em 10 áreas

MAELI PRADO BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse que a portaria que centraliza em Brasília a fiscalização de frigoríficos, assinada nesta terça-feira (6), estava em estudo desde o ano passado, durante a fase anterior

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.03.2018, 21:20:00 Editado em 07.03.2018, 21:20:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

MAELI PRADO

continua após publicidade

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse que a portaria que centraliza em Brasília a fiscalização de frigoríficos, assinada nesta terça-feira (6), estava em estudo desde o ano passado, durante a fase anterior da Operação Carne Fraca, e que foi "coincidentemente" publicada nesta semana.

De acordo com o ministro, a centralização visa a reduzir as possibilidades de interferência político partidária sobre a fiscalização.

continua após publicidade

"Essa medida de ontem [terça-feira] veio nessa direção, para que possamos deixar totalmente blindado o processo de fiscalização, de sanidade, de questões políticas partidárias", afirmou Maggi nesta quarta-feira (7).

Ele explicou que, pelas novas regras, que já estavam previstas em um decreto de dezembro do ano passado, o país será dividido em 10 regiões, cada uma liderada por um técnico do Sipoa (Serviços de Inspeção de Produtos de Origem Animal) do ministério.

A fiscalização será coordenada pelo Dipoa (Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal), em Brasília.

continua após publicidade

"Para cada uma das regiões, um número de frigoríficos ficará subordinado a uma pessoa dentro do Sipoa, e ele terá a responsabilidade de conversar diretamente com os fiscais dessas unidades e com o público privado que demanda o serviço. Vimos a possibilidade das reclamações chegarem ao Dipoa para que possam atuar e resolver problemas."

Nesta sexta-feira (5), a terceira etapa da operação da Polícia Federal mostrou que setores de análises do grupo BRF e cinco laboratórios credenciados pela pasta fraudavam resultados de exames em amostras para reduzir os níveis da bactéria salmonela.

"Esse já é um projeto que estamos trabalhando há algum tempo, e finalizou-se ontem, com a publicação da portaria. Agora falta só a publicação do regimento interno pra que possa funcionar", disse o ministro.

Ele frisou que as acusações da nova etapa da operação são referentes a fatos que ocorreram entre 2014 e 2015, e que de lá para cá os procedimentos de fiscalização estão muito mais rigorosos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Fiscalização centralizada do setor de carnes vai dividir país em 10 áreas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!