MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Senado aprova 'céu aberto' entre Brasil e EUA

TALITA FERNANDES BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O plenário do Senado concluiu nesta quarta-feira (7) a votação de um acordo que cria um novo marco legal sobre transporte aéreo de céus abertos entre o Brasil e Estados Unidos. Como o texto já passou pela Câmar

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.03.2018, 21:15:00 Editado em 07.03.2018, 21:15:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

TALITA FERNANDES

continua após publicidade

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O plenário do Senado concluiu nesta quarta-feira (7) a votação de um acordo que cria um novo marco legal sobre transporte aéreo de céus abertos entre o Brasil e Estados Unidos. Como o texto já passou pela Câmara em dezembro de 2017, vai agora à promulgação, quando passa a ter validade.

Assinado em 2011 pelos ex-presidentes Barack Obama e Dilma Rousseff, a medida que retira limitações para a oferta de voos entre Brasil e Estados Unidos levou quase sete anos para ser concluída. Pelas regras atuais, são permitidos no máximo 301 voos de cada país. Com a mudança, as empresas decidem iniciar ou encerrar os voos.

continua após publicidade

Contudo, a aprovação do acordo -conhecida como "céus abertos"- divide a opinião das companhias aéreas. Enquanto a Azul, por exemplo, é contrária, a Latam comemora a aprovação.

A Latam e a American Airlines chegaram a lançar um site para explicar os benefícios do acordo. As empresas tiveram um acordo de compartilhamento de custos aprovado no ano passado pelo Cade (Conselho Administrativo de Direito Econômico) e essa operação dependia da aprovação da medida de céus abertos para ter prosseguimento.

"Os acordos de céus abertos resultam em um aumento das opções de voos e aumento da competição, levando a benefícios para consumidores e impactando positivamente no crescimento econômico", afirmou por meio de nota o presidente da empresa, Doug Parker.

Já a Azul acredita que a liberação geral dos voos não trará competição justa por acreditarem que as empresas brasileiras não estão em pé de igualdade com as americanas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Senado aprova 'céu aberto' entre Brasil e EUA"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!