MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Trump anuncia que vai sobretaxar importação de aço e de alumínio

ESTELITA HASS CARAZZAI WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (1º) que seu governo vai impor tarifas de importação de 25% sobre o aço e 10% sobre o alumínio, na próxima semana. O Brasil est

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.03.2018, 20:35:00 Editado em 01.03.2018, 20:35:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

ESTELITA HASS CARAZZAI

continua após publicidade

WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (1º) que seu governo vai impor tarifas de importação de 25% sobre o aço e 10% sobre o alumínio, na próxima semana.

O Brasil está entre os países que mais devem ser afetados: é o segundo maior exportador de aço aos EUA, atrás apenas do Canadá. No ano passado, a receita somou US$ 2,63 bilhões (cerca de R$ 8,5 bilhões).

continua após publicidade

Trump não deu detalhes sobre as tarifas, mas afirmou que durarão bastante tempo.

O governo brasileiro recebeu a notícia com preocupação e disse que não descarta ações multilaterais para preservar os interesses do país, segundo o Ministério da Indústria e Comércio Exterior.

A decisão de Trump intensifica a política de "América em primeiro lugar". Ele fez críticas à maneira com que outros países tratam as indústrias americanas, que enfrentariam concorrência desleal.

continua após publicidade

"Eles destruíram nossa indústria de alumínio, de aço e outras indústrias, francamente. Vejam as fábricas de carros que mudaram para o México por razão nenhuma", afirmou o republicano, durante reunião com representantes da indústria americana.

"Nós não somos protecionistas. Nós queremos jogar em um campo nivelado", disse Dave Burritt, presidente da United States Steel Corporation, uma das maiores siderúrgicas dos EUA.

BRASIL

continua após publicidade

No início desta semana, o ministro brasileiro da Indústria e Comércio Exterior, Marcos Jorge de Lima, viajou a Washington para conversar com o secretário de Comércio dos EUA, Wilbur Ross.

A imposição de tarifas fora sugerida pelo Departamento de Comércio no mês passado, em estudo encaminhado à Casa Branca.

continua após publicidade

Na ocasião, foram expostas três opções para o aço: taxação mínima de 24% a todos os países; taxação de 53% aos maiores exportadores, incluindo o Brasil; ou estabelecer uma cota à importação equivalente a 63% das importações do produto em 2017. Aparentemente, a Casa Branca escolheu a primeira opção.

No caso do alumínio, a proposta era uma tarifa global de 7,7%, ou 23,6% aos maiores exportadores.

Lima disse que o governo brasileiro esperava obter uma sinalização positiva por parte dos americanos. Os Estados Unidos são o principal destino das exportações da indústria siderúrgica brasileira.

As autoridades brasileiras argumentaram que o aço exportado para os EUA não concorre com o produto local. Segundo o ministério, 80% das exportações aos americanos são produtos semimanufaturados, que sofrem novo processo de industrialização quando chegam ao país.

Ainda não foram divulgados detalhes sobre quais alíquotas seriam aplicadas a quais países, nem por quanto tempo. O governo brasileiro informou que espera "trabalhar construtivamente com os Estados Unidos" para evitar a aplicação da sobretaxa, que traria "prejuízos significativos aos produtores e consumidores de ambos os países".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Trump anuncia que vai sobretaxar importação de aço e de alumínio"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!