MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Taxa de investimento atinge 15,6% e é a menor desde 2000

MARIANA CARNEIRO E NICOLA PAMPLONA RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A taxa de investimento recuou, em 2017, ao mais baixo patamar desde 2000, início da série do IBGE, informou o instituto nesta quinta-feira (1º). A proporção dos investimentos no PIB (Pro

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.03.2018, 09:35:00 Editado em 01.03.2018, 09:35:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

MARIANA CARNEIRO E NICOLA PAMPLONA

continua após publicidade

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A taxa de investimento recuou, em 2017, ao mais baixo patamar desde 2000, início da série do IBGE, informou o instituto nesta quinta-feira (1º).

A proporção dos investimentos no PIB (Produto Interno Bruto) foi de 15,6%. Até então, a taxa mais baixa havia sido a de 2016 (16,1%).

continua após publicidade

No quarto trimestre, porém, os investimentos cresceram 2% frente ao trimestre imediatamente anterior. Mas a expansão também é resultado de uma base de comparação fraca, em razão dos efeitos da recessão.

No acumulado do ano, os investimentos fecharam em queda de 1,8%. Em relação ao quarto trimestre de 2016, a alta foi de 3,8%.

Os dados foram divulgados nesta quinta (1º) pelo IBGE, como parte do PIB (Produto Interno Bruto), que fechou o ano em alta de 1%.

continua após publicidade

Desde o terceiro trimestre de 2013, o investimento não apresentava resultado positivo. Neste período, a queda acumulada chegou a 30%.

A retomada tem sido impulsionada pelo crescimento da produção interna e da importação de bens de capital e pela produção de máquinas agrícolas.

De acordo com a Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), porém, a recuperação ainda é restrita a investimentos em manutenção e modernização do parque industrial, que permanece com elevados índices de ociosidade.

continua após publicidade

"Mesmo com ociosidade, o empresário percebe que precisa investir para ganhar competitividade", comentou o presidente da entidade, José Velloso.

Principal componente da conta de investimento, a construção civil permanece puxando o indicador para baixo: com desempenho estável no quarto trimestre, o setor fechou o ano em queda de 5%.

continua após publicidade

Esse segmento sofre com o desemprego e a paralisação de obras após a descoberta do esquema de corrupção envolvendo empreiteiras pela Operação Lava Jato.

A taxa de poupança ficou em 14,8%, acima da do ano passado (13,9%).

INDÚSTRIA

A indústria registrou alta de 0,5% no trimestre e fechou o ano com estabilidade em relação ao ano anterior. Desde 2013, a indústria vem registrando quedas.

A indústria de transformação fechou o trimestre com crescimento de 1,5%, acumulando alta de 1,7% no ano.

A indústria extrativa, que reúne as indústrias do petróleo e da mineração, recuou 1,2% no quarto trimestre, mas fechou o ano em alta de 4,3%, beneficiada pela alta dos preços das commodities.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Taxa de investimento atinge 15,6% e é a menor desde 2000"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!