MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Organização Mundial do Comércio é uma catástrofe, diz Trump

ESTELITA HASS CARAZZAI WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chamou nesta segunda (26) a OMC (Organização Mundial do Comércio) de “catástrofe” e voltou a defender uma política comercial internacional “justa e recípr

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.02.2018, 20:00:00 Editado em 26.02.2018, 20:00:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

ESTELITA HASS CARAZZAI

continua após publicidade

WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chamou nesta segunda (26) a OMC (Organização Mundial do Comércio) de “catástrofe” e voltou a defender uma política comercial internacional “justa e recíproca” para o país, no melhor estilo do bordão “América em primeiro lugar”. “Organização Mundial do Comércio: uma catástrofe”, afirmou Trump, durante reunião com governadores. “Ela faz com que seja quase impossível para nós fazermos bons negócios. Nós perdemos casos, não temos juízes... É muito ruim.”

Responsável por regular o sistema de comércio multilateral, a OMC estabelece regras comuns para seus membros e arbitra casos controversos. Atualmente, é presidida pelo brasileiro Roberto Azevêdo.

continua após publicidade

Crítico dos déficits comerciais dos EUA, que relaciona à perda de indústrias e empregos no país, Trump tem endurecido a política comercial americana. Ele defende a redução do déficit dos EUA com países como a China e o México, a quem atribui a perda de “bilhões de dólares por ano”, e já começou a revisar acordos como o Nafta –o que tem deixado parceiros comerciais sob tensão.

Na OMC, os EUA têm sido acusados de violar compromissos assumidos com outros países. Descontente com o que chama de economias “que não querem abrir seus mercados e participar de forma justa”, o país bloqueou a designação de novos juízes do Órgão de Apelação, que julga controvérsias entre os membros, o que pode tornar a corte inoperante num futuro próximo. “Nós não temos sido tratados com justiça”, afirmou o presidente. Na reunião desta segunda (26), ele citou o caso das motocicletas Harley Davidson, produzidas nos EUA, que são exportadas para a Índia –e, lá, pagam impostos de importação com alíquota de 100%. Recentemente, segundo Trump, o país sugeriu reduzir a alíquota para 50%. “E o que eu deveria dizer sobre isso? Eu deveria ficar feliz? Isso não está certo”, comentou.

O presidente atribuiu a responsabilidade dos desequilíbrios comerciais “não ao México, à China ou a ninguém”, mas ao próprio país, que “fez um péssimo trabalho por muitos anos”. “Eu estou falando de muitos, muitos, muitos presidentes, ao longo de 30, 35 anos”, disse Trump.

continua após publicidade

A China, em especial, foi o alvo preferencial das críticas do republicano, que atribuiu ao país uma perda anual de US$ 500 bilhões ao ano em comércio. A potência asiática foi aceita como membro da OMC em 2001, mas Trump acusa o país de não ter aberto sua economia suficientemente desde então.

Trump elogiou o presidente chinês Xi Jinping e disse que ele tem feito um trabalho “único” e tem um excelente relacionamento com os americanos. “Mas o presidente Xi trabalha pela China, e eu pelos Estados Unidos”, declarou.

A OMC não havia se manifestado sobre os comentários de Trump até o início da noite desta segunda (26).

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Organização Mundial do Comércio é uma catástrofe, diz Trump"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!