MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Facebook afirma a empresas de jornalismo que é 'pegar ou largar'

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A chefe de parcerias jornalísticas do Facebook, a americana Campbell Brown, afirmou que as empresas de jornalismo que considerarem que estar na rede social não é bom para seus negócios não devem ficar no Facebook. "O meu traba

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.02.2018, 00:00:00 Editado em 14.02.2018, 00:00:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A chefe de parcerias jornalísticas do Facebook, a americana Campbell Brown, afirmou que as empresas de jornalismo que considerarem que estar na rede social não é bom para seus negócios não devem ficar no Facebook.

continua após publicidade

"O meu trabalho não é deixar feliz os publishers [das companhias jornalísticas]. O meu trabalho é garantir que exista notícias de qualidade no Facebook. E que os publishers que estão no Facebook tenham um modelo de negócio que funcione", afirmou Brown, contratada pela empresa no fim de 2016, em meio à crise das notícias falsas durante a eleição americana.

A declaração da ex-âncora da CNN, em evento nos EUA sobre mídia, acontece um mês depois de a maior rede social do mundo anunciar que o seu algoritmo passou a privilegiar conteúdos de interação pessoal, em detrimento dos distribuídos por empresas, como as que produzem jornalismo profissional.

continua após publicidade

Na quinta-feira (8), a Folha de S.Paulo deixou de publicar seu conteúdo no Facebook.

A decisão é reflexo de discussões internas sobre os melhores caminhos para fazer com que o conteúdo do jornal chegue aos seus leitores, preocupação que consta do novo Projeto Editorial do jornal.

Questionada no evento na Califórnia sobre a decisão da Folha, a executiva do Facebook afirmou que "o jornal não vem sendo muito participativo no Facebook por um bom tempo. Então, para ser bem sincera, isso não foi nenhuma surpresa para mim".

continua após publicidade

Não é verdade que a Folha havia deixado de publicar regularmente no Facebook. Até anunciar sua decisão, o jornal postava cerca de 60 vezes por dia em sua página oficial. Com 5,95 milhões de seguidores, a Folha era o maior jornal brasileiro na rede social.

Os leitores podem continuar compartilhando conteúdo do jornal em suas páginas pessoais do Facebook.

No mesmo evento, Adam Mosseri, responsável pelo feed do Facebook, afirmou não conhecer os detalhes envolvendo a decisão da Folha, mas que, se a saída de jornais da rede social se tornar uma "tendência generalizada", será um motivo de preocupação para a empresa.

continua após publicidade

"Notícias são algo que interessam para muita gente. Eu não vejo um mundo em que não exista notícia no Facebook e certamente não vamos pressionar para que isso aconteça", disse Mosseri.

MUDANÇA DE FOCO

Ao anunciar a mudança no algoritmo em janeiro, o presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, afirmou que a decisão visava "garantir que nossos produtos não são apenas divertidos mas também bons para as pessoas".

Desde que a mudança foi divulgada, as ações do Facebook acumulam queda de 3,47% na Bolsa de Valores dos Estados Unidos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Facebook afirma a empresas de jornalismo que é 'pegar ou largar'"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!