MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Crédito a entes federativos vai demandar aval da União

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O Banco Central publicou nesta quinta (8) circular que, na prática, impede a liberação de novos empréstimos a Estados e municípios sem aval do Tesouro Nacional. Novas regras mudam o cálculo do quanto é necessário de reserva de

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.02.2018, 21:05:00 Editado em 08.02.2018, 21:05:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O Banco Central publicou nesta quinta (8) circular que, na prática, impede a liberação de novos empréstimos a Estados e municípios sem aval do Tesouro Nacional.

continua após publicidade

Novas regras mudam o cálculo do quanto é necessário de reserva de capital para crédito com garantia pelo FPE (Fundo de Participação dos Estados) e FPM (Fundo de Participação dos Municípios).

Em nota, o BC afirma que "recentemente surgiram questionamentos em torno da legalidade" de garantias oferecidas nesses empréstimos. O procurador Julio Marcelo de Oliveira pediu ao Tribunal de Contas da União (TCU) que impeça a Caixa e demais bancos públicos de liberarem empréstimos sem garantias do Tesouro para Estados e municípios.

continua após publicidade

A representação se baseia em reportagem do jornal "O Estado de S. Paulo" que identificou empréstimos da Caixa a Estados e municípios sem aval da União, mas garantidos por receitas futuras de impostos, o que seria inconstitucional. Segundo o procurador, na prática, os empréstimos foram concedidos sem nenhuma garantia.

Em nota, o BC informou que, pela nova regra, essas garantias não serão mais consideradas como um fator que reduz o risco dos empréstimos, o que permite fazer operação sem comprometer parcela relevante de capital do banco. Operações já contratadas continuam sujeitas às regras anteriores.

Apesar dessas operações terem taxa de inadimplência quase nula (0,01%), segundo o BC, "alguns Estados e municípios apresentam um desafio fiscal". BC disse ainda que o TCU está analisa a questão da legalidade dessas garantias, e não das operações.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Crédito a entes federativos vai demandar aval da União"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!