SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Considerado um dos grandes nomes da publicidade brasileira, o publicitário Julio Ribeiro morreu na madrugada desta sexta (2), vítima de um AVC (acidente vascular cerebral), aos 84 anos.
Ribeiro cursou direito na USP (Universidade de São Paulo) e chegou a trabalhar em escritórios de advocacia.
Em 1958, porém, conseguiu uma apresentação na agência McCann-Erickson. Saiu de lá com emprego e nunca mais largou a propaganda.
Depois disso, o publicitário passou pela Denison, pela Alcântara Machado e pela MPM --de onde saiu para abrir, em 1980, a Talent (atual Talent Marcel).
Sob o comando de Ribeiro, a agência criou campanhas como "Bonita Camisa, Fernandinho", "Não é As- sim uma Brastemp", "Tipo Net" e "Pergunta lá no Posto Ipiranga".
Ao longo de sua carreira, ele recebeu sete prêmios Caboré, um dos principais da publicidade, como agência, planejamento e dirigente.
Em 2010, parte da Talent foi vendida ao grupo francês Publicis. Ribeiro permaneceu na empresa ainda por alguns anos, até a sua saída oficial, em 2014. No ano seguinte, voltou a empreender e abriu a JRP Propaganda, ao lado de Roberto Lautert.
Em sua página pessoal, Lautert lamentou a morte do sócio: "Perdemos o Julio. Mas também ganhamos ele para sempre nas nossas melhores lembranças, seja no plano profissional ou no pessoal".
Em rede social, a Talent também publicou nota: "Nós, colegas de Julio Ribeiro na Talent, lamentamos profundamente o seu falecimento. Júlio é um dos pilares de um mercado publicitário sério, especialista, ético e criativo no Brasil. Suas palavras e atos serão ouvidos para sempre. Orgulho e saudades de você, Julio".
O publicitário foi enterrado na tarde desta sexta-feira (2), em São Paulo. Deixa a mulher, Téa, um filho, Julio Conte, e uma filha, Silvia.
Deixe seu comentário sobre: "Fundador da agência Talent, Julio Ribeiro morre aos 84"