MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Indústria volta a crescer em 2017 após 3 anos em queda

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A produção industrial brasileira cresceu 2,5% em 2017, divulgou o IBGE nesta quinta-feira (1º). É a primeira vez depois de três anos seguidos (2014, 2015 e 2016) de queda na produção. A alta foi consolidada com aumento de

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.02.2018, 09:50:00 Editado em 01.02.2018, 09:50:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A produção industrial brasileira cresceu 2,5% em 2017, divulgou o IBGE nesta quinta-feira (1º). É a primeira vez depois de três anos seguidos (2014, 2015 e 2016) de queda na produção.

continua após publicidade

A alta foi consolidada com aumento de 2,8% na produção de dezembro ante o mês anterior. Em novembro, a alta havia sido de 0,2% em relação a outubro.

A indústria viveu período de melhora na produção ao longo do ano. As exceções foram aos meses de março (-1,9%) e agosto (-0,6%).

continua após publicidade

No primeiro trimestre do ano, a produção ainda sentia o efeito mais agudo da crise, tendo registrado queda em março que superou as altas nos dois meses anteriores.

A oscilação havia sido interrompida até agosto. A tendência é de melhora da indústria na esteira da retomada econômica, ainda que lenta e gradual.

Apesar da recuperação, André Macedo, gerente da pesquisa, ressalta que ainda é cedo para se falar em recuperação. "O ano de 2017 rompe um período de queda na indústria brasileira, mas ainda está longe de uma mudança ideal."

continua após publicidade

SETORES

O maior impacto positivo foi da indústria automotiva, cuja produção cresceu 17,2% em 2017. A melhora veio do meio do ano passado em diante, baseada principalmente nas exportações de veículos, carrocerias e componentes para a América Latina.

"Praticamente todos os setores tiveram crescimento, mas o setor automobilístico, principalmente a fabricação de veículos pequenos, foi o que mais influenciou. Grande parte disso se deve à melhora no nível de estoques e ao aumento das exportações ", afirmou Macedo.

continua após publicidade

A indústria voltada para a produção dos alimentos foi beneficiada no início do ano pelo fenômeno da super safra, que reduziu o preço dos grãos devido a melhora na produtividade no campo. Com isso, conseguiu registrar alta de 1,1% em 2017.

No mercado interno, houve melhora nos chamados bens de capital, que são máquinas voltadas para a linha de produção. No ano passado, a alta foi de 6%. Os bens de capital são considerados um termômetro do investimento na economia.

Analistas explicam, contudo, que os investimentos em máquinas foram feitos no país para melhorar a competitividade dos produtos em meio à queda de vendas. Os investimentos, portanto, não foram feitos com vistas ao aumento de produção.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Indústria volta a crescer em 2017 após 3 anos em queda"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!